Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Maior Exportador de Mangas Premium do Brasil Tem Aumento de 20% na Produção Após Adotar a Irrigação Por Gotejamento

Em 2020 a empresa bateu recorde com 31 milhões de quilos de mangas produzidas

Engenheiro elétrico e professor universitário, o pernambucano Paulo Roriz Dantas, é fundador da Agropecuária Roriz Dantas, a Agrodan. Maior exportadora de mangas premium do Brasil, de acordo com a Associação Brasileira dos Produtores Exportadores de Frutas e Derivados (ABRAFRUTAS), a empresa possui sete fazendas entre Pernambuco e Bahia, na região do Vale do Rio São Francisco.

“Há 33 anos começamos o projeto com 41 ha e desacreditados por muitos. Com muita garra, base em pilares sólidos de qualidade, valorização dos funcionários e de cumprimento de compromisso com os clientes, conquistamos o mercado da Europa e agora estamos determinados a conquistar o mercado interno”, conta Dantas.

Segundo o gerente corporativo da Agrodan, André Muritiba, outra política de valor da empresa é a sustentabilidade e por esse motivo foi implantado o sistema de irrigação por gotejamento. “A transformação do ciclo produtivo, após o início do novo método de irrigação, se alinhou com nosso planejamento estratégico. O aumento na produção foi de aproximadamente 20% e houve a redução no custo operacional entre 20 e 30%. Garantimos economia de água, sustentabilidade e maior produtividade possível com menor custo por hectare”, detalha Muritiba.

“A princípio, a Agrodan utilizava o sistema de microaspersão para irrigação da manga, comum até hoje em muitas fazendas do Vale do São Francisco. Ela inovou e desafiou a crítica de muitos ao adotar irrigação por gotejamento na manga. Hoje, é unanimidade a utilização de gotejamento entre os grandes consultores de manga da região. Algumas áreas, muito arenosas, se utiliza até 4 linhas de gotejo por linha de plantas, mas a adoção dessa tecnologia proporcionou à empresa explorar o máximo potencial genético da planta, através da nutrirrigação, aumentando expressivamente a produtividade com custos reduzidos”, conta Glayton Rocha, da Netafim.”

De 1,6 mil variedades de mangas que existem no mundo, a Agrodan produz duas: a keitt e a kent. Mayricon Coelho, gerente da fazenda Ilha Grande, uma das áreas do grupo com 126 ha, conta que um desafio da produção das frutas é encarar o clima seco e sem precipitação e que os principais aliados para solucionar as dificuldades são o Rio São Francisco e investimentos em tecnologia, como a irrigação por gotejamento. “Ela tem eficiência não só pela irrigação em si, mas pela redução no custo da manutenção e garantia da aplicação da nutrirrigação. O gotejamento coloca adubo direto nas bocas das plantas, que são as raízes. É garantia de maior produtividade”, diz o gerente. Ainda segundo ele a estimativa de produção é de 50 toneladas por ha, o que para a variedade kent é um ótimo resultado.

Hoje a empresa tem 50 vezes sua área inicial, emprega mais de 1500 colaboradores e cumpre função social, através da construção e manutenção de uma escola de referência na zona rural de Belém de São Francisco (PE). Segundo o fundador, a expectativa é duplicar a empresa nos próximos anos. “O crescimento sustentável da Agrodan deveu-se através de parceria com colaboradores, comunidades, bancos, clientes, fornecedores... E dentre esses um parceiro silencioso que é a Netafim que trabalha dia e noite, sem parar, colocando gota a gota o líquido precioso e os insumos necessários ao desenvolvimento de nossas frutas”, comemora Dantas.

Sobre a Netafim

Fundada em Israel há mais de 50 anos, a Netafim é pioneira e líder mundial em soluções para irrigação. Com cerca de 30 subsidiárias em todo o mundo, a Companhia oferece as melhores soluções aos agricultores de mais de 110 países por meio de 15 fábricas, mais de 4.000 funcionários e milhares de distribuidores. Um portfólio de produtos e soluções inovadoras de irrigação inteligente e digital farming que visa contribuir com o eficiente uso da água, aumentando a produtividade na agricultura.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo