Aprovada pelo produtor e pelo consumidor, Melancia Arriba tem menos sementes e muito mais sabor

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Divulgação Divulgação

Com bons resultados no campo e nos supermercados, a variedade tem ganhado espaço nas lavouras da fruta no Brasil

Doçura, muito sabor, polpa crocante e uma coloração vermelha intensa. Esses são os principais pontos que podem ser destacados por quem consome Melancia Arriba, variedade que compõe o portfólio de sementes da linha Topseed Premium, da Agristar do Brasil.

Um dos grandes atrativos da fruta é a ausência de sementes, que ressalta ainda mais o seu gosto no paladar. “A Arriba entrou no mercado e a aceitação por parte dos produtores e dos consumidores foi fantástica. Os clientes que compraram a variedade já indicaram que querem adquirir novamente, visando os bons negócios realizados”, aponta o Representante Técnico de Vendas da Topseed Premium no Rio Grande do Sul, Márcio Mota.

Além de possuir muitas características que atraem o olhar do consumidor, a Arriba apresenta vantagens para quem a cultiva. “Na lavoura, o produtor rural precisa de segurança e confiança ao escolher as sementes para a sua plantação e, assim, garantir produtos de qualidade, que sejam aceitos pelo mercado, além de um retorno positivo para o negócio. E isto tudo pode ser conquistado com a variedade da Topseed Premium, que preenche todos esses requisitos”, afirma Mota.

De acordo o Representante, entre os diferenciais do material para quem cultiva a variedade estão a capacidade de ser transportada por longas distâncias, a alta sanidade de planta, a resistência a doenças, a boa proteção e o alto aproveitamento dos frutos.

“No campo, a Arriba apresenta boa produtividade, firmeza e pode ser transportada a longas distâncias sem amassar. Ela também é muito tolerante a secas e poucos frutos ficam queimados pelo sol. Mesmo as melancias pequenas, com menos de 7 kg, são aproveitadas, conferindo à variedade um alto aproveitamento de frutos, sem a necessidade de haver descartes”, reforça Mota.

Resultados no campo

Fernando Silva, Assistente Técnico de Vendas da Topseed Premium, reforça a vantagem que os produtores têm ao plantar a melancia Arriba. “Esse produto atende tranquilamente às exigências dos produtores que pretendem entrar no mercado de melancia de valor agregado”.

O produtor José de Alencar Krause de Pinho, da cidade de Pedro Osório (RS), considera a Arriba mais sadia que as melancias tradicionais. “Eu achei a variedade mais resistente. Como ela tem uma folha mais grossa, mais viçosa, a melancia custa a se entregar. A boa área foliar também ajuda a proteger os frutos de queimaduras do sol”.

Outro produtor da variedade é Alexandre Bertacco, de Arroio dos Ratos (RS). Em depoimento, ele se diz surpreso com o resultado do plantio na lavoura dele. "Me surpreendi com a melancia Arriba. Plantei pela primeira vez a variedade e fiquei muito satisfeito. Foram três mil pés e até agora já colhi 60 toneladas. O material se mostrou bastante produtivo. Para o ano que vem, eu pretendo aumentar a área de cultivo em minha propriedade".

O peso médio de fruto da melancia Arriba varia entre 10 e 12 kg. Ela possui formato ovalado e polpa bem firme, o que proporciona um excelente pós-colheita.

“A Arriba está elevada a um outro patamar em termos de melancia no Brasil. Isso ocorre porque, para o consumidor final, a fruta é saborosa, tem grande doçura, boa textura para comer, não se esfarela na boca, não estraga facilmente e não tem sementes, mais um ponto positivo na hora de comer, principalmente para crianças”, finaliza Mota.

Sobre a Agristar

Fundada em 1958, a Agristar é uma das maiores empresas do país na produção e comercialização de sementes de hortaliças e frutas. Atua no mercado profissional de horticultura com as linhas Topseed Premium, Topseed e Superseed, além da Topseed Garden voltada para o segmento de jardinagem, hobby e lazer.