Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Dicas de controle de pulgão no milho safrinha

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Albuquerque
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Dicas de controle de pulgão no milho safrinha

Especialista da FMC reforça que a praga será um motivo de atenção para os produtores

Nos últimos anos, algumas pragas que eram consideradas secundárias na cultura do milho, passaram a ganhar destaque, tornando-se um problema real para alguns agricultores, como é o caso do pulgão (Rhopalosiphum maidis). O período mais crítico da praga é o pendoamento, ou quando a planta forma o pendão – área preferida pelo inseto, podendo causar sérios danos na fase reprodutiva da planta, se não for bem manejado.

Em temperaturas altas e baixas precipitações, a população é favorecida e se reproduz rapidamente, alimentando-se da seiva das plantas. Além disso, o inseto também é responsável pela secreção de uma substância açucarada que facilita o desenvolvimento da fumagina, um fungo que prejudica a fotossíntese das plantas, e pode ainda ser vetor de doenças causadas por vírus e bactérias.

Além disso, plantios tardios de milho safrinha estariam mais sujeitos a períodos de estiagem mais prolongados, favorecendo o ataque da praga.

Por todos esses fatores, o controle do pulgão-do-milho tem se tornado cada vez mais essencial dentro do planejamento do agricultor, e uma necessidade para garantir cada vez produtividades melhores. O Desenvolvimento de Mercado da FMC, Paulo Tarso, dá dicas de como ter um controle efetivo da praga.

Monitore sua lavoura para levantamento do pulgão: a partir do monitoramento é possível identificar o nível populacional da praga e os dados, para assim, determinar a necessidade e qual a ferramenta deve ser utilizada. Acima de 50 indivíduos é considerado um alto nível de infestação e necessita de manejo químico.
Eliminação de plantas hospedeiras: após realização do monitoramento, ao notar a presença do inseto, o agricultor também pode realizar a eliminação das plantas atingidas a fim de diminuir a propagação do inseto na lavoura.
Controle com defensivos: após identificar a necessidade de controle mais efetivo, o produtor pode realizar o controle aéreo com defensivos, respeitando as recomendações de aplicação do fabricante.
Após aplicações de defensivos, os monitoramentos devem continuar: é preciso verificar como está o andamento do controle da praga e se há necessidade de nova aplicação.

A FMC, empresa de ciências para agricultura com forte capacidade de pesquisa e desenvolvimento, possui um portfólio completo para o controle das principais pragas, doenças e plantas daninhas para cultura do milho, sempre com foco na produtividade e sustentabilidade das lavouras. Para o pulgão, a FMC possui o Talisman®, produto completo para alta performance e residual que contribui para um manejo mais eficiente do pulgão, mas também percevejos, cigarrinha e outros insetos.

Sobre a FMC

A FMC Corporation, uma companhia de ciências para agricultura, fornece soluções inovadoras para produtores de todo o mundo com um portfólio de produtos robusto, impulsionado por uma descoberta orientada para o mercado e desenvolvimento em proteção de cultivos e manejo de pragas e doenças nas principais culturas. Essa poderosa combinação de tecnologias avançadas inclui a liderança no mercado de controle de insetos, além de contar com soluções como herbicidas, fungicidas e biológicos. A FMC Corporation emprega aproximadamente 6.500 funcionários em todo o mundo. Para saber mais, visite www.fmc.com e www.fmc.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo