Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Bunge inicia programa inédito para monitorar volumes de soja de compras indiretas no Cerrado

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  InPress Porter Novelli
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

• Programa vai apoiar revendas de grãos e cerealistas em sua adequação às demandas de mercado, a partir da implantação de monitoramento com imagens de satélite, em escala de fazenda;

• Bunge será a primeira empresa global a promover ampla ação na região do Cerrado para obter rastreabilidade de compras indiretas de soja, com benefícios extensivos a todo o setor;

• Companhia projeta ter 100% das compras indiretas de soja monitoradas até 2025, data de seu compromisso global para cadeias livres de desmatamento

Para monitorar a soja adquirida de fontes indiretas no Cerrado brasileiro, algo sem precedentes no setor, a Bunge lança iniciativa pela qual vai compartilhar suas melhores práticas com revendas de grãos na região. Batizado de Parceria Sustentável Bunge, o programa vai orientar os parceiros a implantarem sistemas de verificação da cadeia, incluindo o uso de imagens de satélite. As revendas poderão adotar serviços de imagem independentes ou usar a estrutura de monitoramento geoespacial da Bunge, sem custos. A iniciativa faz parte dos avanços da Política Global de Não-Desflorestamento da Bunge, compromisso público e voluntário, que prevê cadeias livres de desmatamento até 2025.

A Bunge já possui 100% de rastreabilidade em suas compras diretas no Brasil e, só no Cerrado, monitora mais de 8.000 propriedades, alcançando 11,6 milhões de hectares, o que representa 96% dos volumes de compras diretas na região. Com o engajamento das revendas de grãos, a partir do Parceria Sustentável Bunge, a empresa espera alcançar 100% de rastreabilidade e monitoramento também dos volumes oriundos de compras indiretas. Atualmente, a Bunge monitora 30% dos volumes indiretos.

"Nós reconhecemos o importante papel que podemos desempenhar em nossa indústria. Essa iniciativa sem precedentes é o caminho para que a Bunge compartilhe com sua cadeia de suprimentos suas melhores práticas para construção de cadeias de valor rastreáveis e verificáveis. Valorizamos nossa parceria com revendas e produtores para tornar nossa cadeia cada vez mais produtiva e sustentável e acreditamos que soluções em escala e com impactos permanentes só são possíveis com a participação e o engajamento de todos os parceiros da cadeia de valor, dos produtores aos clientes", diz Rob Coviello, vice-presidente Global de Sustentabilidade da Bunge.

A companhia compartilhará sua experiência, metodologias e ferramentas com as revendas parceiras que tiverem interesse em implementar ou melhorar a avaliação socioambiental de seus fornecedores. Para o monitoramento, que envolve a verificação de áreas de cultivo de soja por imagens de satélite, as revendas poderão optar por contratar seus próprios sistemas ou utilizar a estrutura da Bunge, que a empresa oferece sem custos. O piloto do programa está sendo realizado em parceria com a Agrícola Alvorada e os dados das propriedades com as quais a revenda negocia soja já foram incluídos no ciclo de monitoramentos por satélite da Bunge deste ano

"Contar com o suporte e a expertise de monitoramento e rastreabilidade da Bunge nessa jornada de aprimoramento de nossa cadeia de suprimentos tem sido fundamental. Acelerou o processo de adequação às demandas do mercado", afirma Jarbas Weis, diretor-presidente da Alvorada.

Monitoramento em escala de fazenda

A Bunge foi pioneira no setor a utilizar dados do Cadastro Ambiental Rural (CAR) em larga escala para obter informações exatas das dimensões das propriedades e suas fronteiras. Isso possibilita observar mudanças no uso do solo com muito mais precisão em cada uma das propriedades monitoradas, o que não é possível quando se tem apenas um par de coordenada GPS. O programa Parceria sustentável possibilitará que as revendas utilizem o mesmo modelo para a verificação de seus fornecedores.

"As revendas de grãos possuem papel importante ao viabilizar o acesso de pequenos e médios produtores ao mercado. Ao auxiliá-las a implantarem sistemas de rastreabilidade e monitoramento contribuímos com todo o setor", explica Roberto Marcon, diretor de Originação da Bunge.

No âmbito de sua Política Global de Não Desflorestamento, a Bunge também desenvolve diversas ações de incentivo à agricultura sustentável, incluindo linha especial de crédito para expansão agrícola sobre áreas já abertas. Entre as ações mais recentes está o AgroApp Bunge, um novo canal de comunicação direta para abordar temas relacionados à sustentabilidade e oferecer suporte ao produtor. O aplicativo funciona como um hub de informações e ferramentas para apoiar a produção sustentável, além de oferecer aos produtores acesso facilitado, via celular, aos dados do CAR de suas propriedades, o que contribui para o gerenciamento ambiental do imóvel.

Sobre a Bunge

Na Bunge, nosso propósito é conectar agricultores e consumidores para fornecer alimentos, nutrição animal e combustíveis essenciais para o mundo. Com mais de dois séculos de experiência, escala global incomparável e relacionamentos profundamente enraizados, trabalhamos para levar alimentos de qualidade para a mesa, aumentar a sustentabilidade onde operamos, fortalecer a segurança alimentar global e ajudar as comunidades a prosperar. Como líder mundial no processamento de sementes oleaginosas e na produção e fornecimento de óleos e gorduras vegetais especiais, valorizamos nossas parcerias com os agricultores para melhorar a produtividade e a eficiência ambiental da agricultura em nossas cadeias de valor e para levar produtos de qualidade de onde eles crescem para onde são consumidos. Ao mesmo tempo, colaboramos com nossos clientes para pensar e criar o futuro dos alimentos, desenvolvendo soluções personalizadas e inovadoras para atender às necessidades e tendências alimentares em evolução em todas as partes do mundo. Nossa empresa está sediada em St. Louis, Missouri, e temos mais de 23.000 colaboradores trabalhando em mais de 350 instalações localizadas em mais de 40 países.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo