Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Sindiveg incorpora ações e estrutura do Movimento Colmeia Viva, que integra produção de alimentos e proteção das abelhas

Sindiveg incorpora ações e estrutura do Movimento Colmeia Viva, que integra produção de alimentos e proteção das abelhas

Iniciativas do projeto passam a ter o apoio das 26 empresas de produtos para defesa vegetal que estão associadas ao sindicato

O Movimento Colmeia Viva, que promove o uso correto de defensivos agrícolas para uma produção sustentável de alimentos aliado à proteção das abelhas, desde janeiro deste ano tornou-se parte da estrutura do Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg), passando a ser apoiado por suas 26 associadas.

"O setor de defensivos agrícolas tem papel essencial na construção de uma relação mais produtiva entre a agricultura e a apicultura. Com essa integração, queremos maximizar a proteção às abelhas, incentivando o diálogo entre apicultores e os agricultores, que dependem da utilização de insumos para a proteção das plantações contra pragas e doenças", afirma o presidente do Sindiveg, Júlio Borges.

Daniel Espanholeto, especialista em uso correto e seguro do Sindiveg e coordenador do projeto, explica que a proteção das abelhas é essencial para a eficácia da produção agrícola. “Afinal, 35% da produção mundial de alimentos resulta de culturas dependentes da polinização animal, o que inclui abelhas. Sem elas, as culturas dependentes podem ter perdas de 40% a 100% na produção”, diz. São dependentes das abelhas a maçã, o maracujá, a melancia, entre vários outros cultivos.

Iniciativas e ações

Além de buscar uma relação mais produtiva entre a agricultura e a apicultura, o Colmeia Viva fomenta a disseminação de conhecimento por meio de pesquisas, treinamentos e assistência técnica.

"É essencial ter transparência e proatividade na relação com o governo e entidades em prol do uso correto de defensivos agrícolas. O Colmeia Viva está empenhado em colaborar com a criação de mecanismos de regulamentação a proteção e segurança, do meio ambiente e das abelhas. Essas ações contribuem para o desenvolvimento sustentável da agricultura e da apicultura", ressalta Espanholeto.

Entre as principais ações desenvolvidas, Colmeia Viva realizou uma pesquisa aprofundada para entender os fatores que contribuíam para a mortalidade de abelhas no Estado de São Paulo e mantém uma assistência técnica (0800-771-8000) para esclarecer dúvidas dos envolvidos na cadeia, bem como tem um aplicativo que facilita a comunicação entre os envolvidos e oferece treinamento online gratuito, disponível em https://aulaead.colmeiaviva.com.br.

"Existem muitas culturas agrícolas dependentes da polinização ou que são beneficiadas pela ação das abelhas, entre estas o café, a soja e o algodão. Aprimorar o sistema produtivo das plantações e dos apiários é benéfico para a natureza como um todo e para os consumidores. Por isso, integramos o Colmeia Viva com a certeza de obter resultados cada vez melhores", finaliza Júlio Borges, presidente do Sindiveg.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 79 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua em prol do fortalecimento e da valorização da comunicação e da imagem do setor, assim como promove o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo