Resultados do agronegócio sinalizam oportunidade de investir em máquinas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ricardo Filinto
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

A Agrofy, primeiro marketplace do agronegócio brasileiro, projeta crescimento das vendas de máquinas, implementos e veículos destinados ao setor em 2021. "Números da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea) sinalizam para essa perspectiva otimista", salienta de Filipe Ruga, Chief Commercial Officer (CCO) da empresa. As vendas de máquinas agrícolas aumentaram 7,3% no ano em relação a 2019. Somente em dezembro, venderam-se cinco mil unidades, 50% a mais do que no mesmo mês do ano anterior e 17,2% na comparação com novembro. Previsão é de aumento de 5% em 2021.

Um forte indicador é a expansão de 117,6% da produção nacional de máquinas agrícolas em dezembro, em relação ao mesmo mês de 2019, conforme apontou a Anfavea. "Trata-se de um indicador de que as empresas fabricantes de bens de capital para agro estão respondendo ao reaquecimento da demanda no segundo semestre, devido principalmente à melhoria dos resultados dos produtores de grãos, como soja e milho", frisa Filipe.

O executivo observa que, como a produção e venda de máquinas estão atreladas ao desempenho do agronegócio, é de se esperar mesmo um crescimento este ano. Segundo a Companhia Nacional de Abastecimento, a safra 2020/2021 deverá alcançar 265,9 milhões de toneladas de grãos, representando aumento de 3,5% em relação à temporada 2019/2020. O PIB do agronegócio deverá avançar 1,5%, conforme a mais recente estimativa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). "O momento é propício para investir em máquinas e implementos voltados à modernização, produtividade e conquista de bons resultados pelos produtores rurais", conclui Filipe.

Agrofy

Fundada em 2015, na Argentina, por Maximiliano Landrein e Alejandro Larosa, é o primeiro marketplace para o agronegócio na América Latina e, também, a maior plataforma digital voltada ao setor.

Em outubro de 2018, a empresa iniciou suas operações no Brasil, sendo a pioneira na área, com o propósito de se consolidar no mais importante parque mundial do agronegócio, oferecendo em sua plataforma todos os produtos da cadeia produtiva, como sementes, insumos, equipamentos, serviços e até mesmo crédito rural.

Em 2019, a Agrofy iniciou seu processo de consolidação no Brasil e de expansão na América Latina, lançando sua plataforma em outros países. Em 2020, completou 2 anos de operações no Brasil e, com o cancelamento das principais feiras do agronegócio, inovou ao lançar as feiras online.

Até 2025, a empresa pretende estar, também, nos Estados Unidos e na Europa.