Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Batata 2021: O que esperar da safra deste ano?

Batata 2021: O que esperar da safra deste ano?

Com o mercado em alta, produtores analisam os desafios e oportunidades para planejar plantio, que deve começar em março.

A estimativa de safra de batata para 2021 prospecta um aumento de 3,5%, de acordo com o Anuário 2020/2021 da Revista Hortifrúti Brasil. Apesar disso, há uma previsão de recuo de área plantada, por conta dos problemas de produção decorrentes da pandemia da Covid-19.

Desde 2006, o agricultor Manoel Polato produz batatas das variedades Asterix e Ágata, em uma área de 25 hectares, colhendo entre 600 a 800 sacas por hectare. Ele considera a atividade uma cultura de risco. Por isso, em 2021, vai manter um manejo padrão para favorecer a produtividade para comercialização in natura: "O mercado é instável e o cultivo é delicado. Por isso, tenho pivô central para garantir a água na quantidade certa, faço análise de solo e tenho suporte de especialistas para planejar meu plantio", relata o produtor.

Há mais de 40 anos, Vladmir Varaldo produz batatas Asterix, Ágata e Orquestra, em 70 hectares em sociedade com outro produtor da região, obtendo uma produtividade média de 700 sacas por hectare. Embora sua produção seja destinada ao mercado in natura, o produtor enxerga possibilidades na batata para a indústria, usada na fabricação de produtos como batata pré-frita, farinhas e amidos. Esse mercado registrou um salto em 2020, visto a demanda de preparos durante o isolamento social.

"A batata está com bom preço, mas estamos mantendo nosso nível de produtividade por não conseguirmos prever o mercado a médio prazo. Não temos uma receita de bolo no manejo, mas acompanhamos a demanda da terra", afirma o Varaldo. Ele destaca ainda, que a irrigação da lavoura também é um ponto importante que garante a produtividade no clima mais quente do interior de São Paulo.

Com colheita prevista para o final do inverno, os produtores da região de Porto Ferreira, seguem sua missão de fornecer alimentos de qualidade para a população de todo o país. E a Coopercitrus está sempre pronta a oferecer soluções integradas, com tecnologia, serviços e informações, para contribuir com a alta produtividade e garantir resultados sustentáveis.

A Coopercitrus oferece uma completa linha de produtos para o cultivo de hortifrúti, entre insumos, fertilizantes, irrigação, ferramentas, entre outros, além de serviços de tecnologia e suporte técnico prestado por uma equipe de especialistas.

Sobre a Coopercitrus

Fundada em 1976 em Bebedouro, SP, a Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, com mais de 37 mil cooperados e mais de 60 unidades de negócios em municípios de São Paulo, Minas Gerais e Goiás. É hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, fertilizantes, sementes, ração animal, produtos veterinários, máquinas, implementos, tratores, irrigação e demais itens indispensáveis para a produção agropecuária, além de suporte técnico, serviços de tecnologia agrícola e soluções de agricultura de precisão. Conta com concessionárias de máquinas agrícolas, silos de armazenamento de grãos e café, fábrica de ração animal, shoppings rurais, postos de combustível e lojas de conveniência. Tem como propósito oferecer ao produtor rural não só produtos e serviços agrícolas, mas também levar ao campo conhecimento para uma gestão cada vez mais sustentável.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo