Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Você sabe como as plantas se defendem?

Por Deyvid Bueno, engenheiro agrônomo, pós-graduado em fertilidade do solo e nutrição de plantas e gerente de desenvolvimento da Fertiláqua

As plantas não possuem um mecanismo imunológico como acontece em animais ou em nós, seres humanos. Ela tem um mecanismo de resistência, o chamado sistema de resistência, mediado por, basicamente, dois hormônios principais: ácido salicílico e ácido jasmônico.

O ácido salicílico intermedia o sistema de resistência adquirido, no qual a planta consegue produzir compostos (PR-Proteínas) capazes de lutar e inibir o crescimento, principalmente, de doenças fúngicas. Além disso, também há registro de eficiência contra danos de outros organismos, como bactérias e até insetos.

É possível fazer com que esse metabolismo, que é natural das plantas, seja ativado como uma “vacina”. Estamos escutando muito falar sobre essa questão de vacinas, devido à Pandemia da Covid-19, e a indução de resistência e os produtos desenvolvidos pela Fertiláqua funcionam de forma muito semelhante.

Através da composição que desenvolvemos, nossa solução ativa o sistema imunológico, que nas plantas é o sistema de resistência, por meio de compostos com eficiência comprovada. Esses compostos agem no metabolismo vegetal fazendo com que essa resistência seja provocada e os compostos de defesa sejam produzidos antes do ataque da doença. Exatamente como acontece com os anticorpos, acontece, também, com as famosas fitoalexinas, desenvolvidas pela planta.

Com estudos e novas tecnologias, é possível hoje concentrar todo esse mecanismo em um só produto e em uma aplicação exógena. Existem alguns compostos de alta eficiência para indução dessa resistência, como o já falado ácido salicílico; aminoácidos específicos para formação desses compostos; o próprio fosfito, que é uma base muito interessante para essa inserção de compostos de resistência e de retaguarda; outros aminoácidos e fontes de extrato de algas que servem para manter a planta no seu ritmo de evolução normal, mantendo seu crescimento primário e o seu desenvolvimento secundário em plena atividade.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, da linha no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um Laboratório de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo