Brasil,

Em dois anos, Programa de Eficiência de Carcaça (PEC) já abateu 337 mil bovinos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O PEC (Programa de Eficiência de Carcaça) inicia sua terceira edição, em 2021, com balanço muito positivo: mais de 300 mil animais avaliados, somando as duas edições anteriores.

“É um volume modesto se considerar o total de bovinos abatidos por ano no país (cerca de 45 milhões de cabeças), porém o programa dá sua contribuição para a pecuária brasileira avançar ainda mais e atingir um novo patamar de eficiência. Para isso, disseminamos boas práticas, integramos os vários elos da cadeia produtiva e oferecemos apoio para os pecuaristas produzirem mais e melhor”, explica Mauricio Graziani, presidente da Phibro Saúde Animal.

Iniciativa da Minerva Foods, Phibro Saúde Animal e Biogénesis Bagó, o PEC reconhece e valoriza os produtores com melhores indicadores de desempenho e que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade. “Nosso objetivo é produzir hoje o bovino do amanhã em termos de constância de oferta, precocidade, excelente acabamento de gordura, carcaça uniforme, bom peso de abate, padronização e ph da carne”, informa Fabiano Tito Rosa, diretor de compra de gado da Minerva Foods.

“Os números do PEC comprovam, sem qualquer dúvida, que os pecuaristas querem ter mais produtividade. E estão abertos à troca de informações, interação com os demais elos da cadeia da carne. Com isso, podemos não apenas conversar sobre melhores processos e práticas mas também analisar os dados colhidos dos participantes”, assinala Marcelo Bulman, country manager da Biogénesis Bagó.

A primeira edição do PEC, em 2019, atraiu 285 pecuaristas que vendem gado para a Minerva Foods em Araguaína (TO) e Palmeiras de Goiás (GO). No total, foram abatidos 99.696 animais.

No ano seguinte (2020), participaram as mesmas unidades industriais e mais as plantas de José Bonifácio (SP) e Mirassol D´Oeste (MT). Com o programa mais maduro, novos pecuaristas são atraídos pelo desafio de melhorar a produtividade: 728 produtores se inscreveram nesse ano e o abate foi de 237.684 animais.

“Importante destacar que a meta para o primeiro ano era atrair 100 pecuaristas e no segundo ano atingir cerca de 500. Os resultados desses dois primeiros anos do PEC confirmam o interesse dos produtores em se associar a iniciativas que contribuem para a melhoria da eficiência dos processos, porque também estamos falando em maior valorização pelo gado de padrão superior”, explica Fabiano Tito Rosa.

Minerva, Phibro e Biogénesis Bagó planejam impulsionar ainda mais o PEC nos próximos anos. Mauricio Graziani destaca que a iniciativa é de longo prazo. “Nossa proposta é trabalhar em várias frentes. De um lado levamos mais conhecimento e tecnologias para ajudar os pecuaristas a melhorar os seus indicadores de desempenho, de outro coletamos dados que mostram o estágio atual da pecuária e que reconhecem o trabalho de quem se destaca, fazendo com que sirvam de exemplos para os demais”.

As empresas parceiras colocam sua estrutura técnica e comercial nos estados participantes à disposição do PEC para motivar e atrair mais pecuaristas para o programa. “São centenas de veterinários e zootecnistas a campo, trabalhando para mostrar aos produtores que eles podem ir além em termos de eficiência. E que isso é bom não apenas para eles, mas para o Brasil”, acrescenta Marcelo Bulman.

O PEC é aberto a todos os pecuaristas dos estados participantes interessados em produzir os bovinos do futuro e melhorar o seu desempenho segundo os parâmetros qualitativos do programa. O primeiro passo é se inscrever no site www.minervafoods.com/pec.

O passo seguinte é a avaliação do atual estágio da propriedade e, depois, a multiplicação de conhecimentos técnicos para melhoria dos indicadores de produção, com orientação dos pecuaristas para tomada de decisões.

O PEC também reconhece e a valoriza os pecuaristas que lideram o processo de produção de carcaças padronizadas e de alta qualidade.

Mais informações em www.minervafoods.com/pec. As inscrições serão abertas a partir de 18 de fevereiro para o PEC 2021.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar