Novo e-commerce de café dá voz para mulheres cafeicultoras e traz pegada socioambiental

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Wellington Johann
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Zerar o carbono da entrega, vender apenas cafés produzidos por mulheres, meta zero plástico em todo o processo de venda e parte dos lucros destinado para projetos sociais. A eco.a Coffee Shop é tudo isso no mesmo lugar.

Sabe aquela vontade de mudar o mundo e consumir consciente? Tem muita gente que quer e não sabe por onde começar. Para a turma engajada em um mundo melhor tem e-commerce novo na área.

A eco.a Coffee Shop é igualdade de gênero, preocupação social e sustentabilidade em um mesmo lugar. Com muito café bom, claro. O novo e-commerce que está disponível desde o começo de fevereiro surgiu da vontade de uma pessoa em fazer a sua parte na mudança que desejam.

“Sempre buscamos mudar nossas ideias e posturas de vícios conquistados durante gerações. Nem sempre foi fácil e ainda temos muito a melhorar. Mas chegou o momento em que desejamos fazer mais pela mudança que queremos. Eis que nasceu a eco.a”, diz o empreendedor, Wellington Johann.

Além do café coado ou espresso

Jornalista por formação, mas focado em marketing pelos caminhos profissionais, o empreendedor deixou de lado as estratégias de comunicação e marketing para abraçar a ideia depois de uma provocação da Amanda, sua parceira de vida. “A Tutti – como nós nos chamamos carinhosamente –, em um determinado dia, logo depois de termos o nosso primeiro filho e a vida estar um turbilhão, virou e disse que eu deveria ter um e-commerce com propósito. Assim, do nada. Algo que fizesse a diferença no mundo. Ou pelo menos na nossa volta. E que deveria ser de cafés especiais. Tremi e temi. Tudo Parei para pensar e por que não? A resposta não poderia ser outra que um óbvio sim”, comenta.

O empreendedor explica que a eco.a Coffee Shop é muito mais que um pacote de café especial em grãos ou moído e acessórios para produzir a bebida. Desde o começo o grande desafio foi definir o que seria fazer a diferença e como abraçar tantas causas. “Igualdade de gênero, sustentabilidade e oportunidades iguais para todos. Como abraçar isso tudo? Pensamos, pesquisamos, discutimos ideias e planejamos. Fomos e voltamos e eis que cá estamos lançando a eco.a Coffee Shop. Acreditamos que tem muita gente nesse mundão querendo provar um café com propósito, que traga o consumo consciente no DNA e que ajude a transformar o mundo”.

Mas e o tal do café com propósito?

A igualdade de gênero está bem clara no novo e-commerce de café. A eco.a Coffee Shop venderá apenas cafés especiais produzidos por mulheres neste primeiro momento. A ideia é dar voz as mulheres que lutam em uma indústria tão machista como a do agronegócio. No futuro já estuda como trazer cafés especiais que promovam a igualdade racial e que tenham pegada sustentável. A embalagem vai estampada com artes criadas por mulheres e que trará uma nova artista a cada duzentos pacotes. Cada café vendido na eco.a Coffee Shop fará também uma homenagem a alguma mulher brasileira pioneira em sua área.

Já quando o assunto é sustentabilidade, a loja virtual de café vai zerar o carbono gerado nas entregas e tem como meta zerar o uso de plástico em todo o processo de venda e itens vendidos no site. Ainda nas primeiras semanas de existência o objetivo já está bem próximo: 95% dos materiais são reciclados ou recicláveis. O que também está bem presente é a preocupação social. Por isso, parte dos lucros será destinado para projetos sociais que lutam contra o preconceito racial.

Quer conhecer a eco.a Coffee Shop e saber mais sobre o e-commerce de café com propósito? Só acessar www.ecoa.store ou seguir a @ecoacoffe no Instagram. A loja virtual envia para todo o Brasil.