Brasil,

Reta final da estação de monta: cuidados com a nutrição das matrizes é garantia de bons resultados

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Mariele Previdi
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Pecuarista deve estar atento à nutrição de matrizes para construir uma melhor condição corporal, para que as vacas estejam bem para parir na seca - Connan Pecuarista deve estar atento à nutrição de matrizes para construir uma melhor condição corporal, para que as vacas estejam bem para parir na seca - Connan

Pecuarista deve estar atento à suplementação do rebanho para que as vacas cheguem com boa condição corporal para parir na seca

Na pecuária, fevereiro é o mês que marca a reta final do período conhecido como estação de monta. O pecuarista deve estar muito atento à nutrição do rebanho nesta fase, principalmente das matrizes, pois esse é o momento de construir a condição corporal para que as vacas estejam muito bem para parir na seca.

“Esse é um fator muito importante, tendo em vista que a condição corporal que as matrizes vão parir é o que determinará os resultados da próxima estação de monta”, afirma o médico-veterinário e gerente Técnico e de Marketing da Connan, Marcio Bonin.

Segundo Bonin, é durante os meses de maior volume de chuva que as vacas encontram as melhores condições para reprodução. Com isso, o pecuarista deve redobrar sua atenção neste período, para que o animal chegue ao final dessa época prenhe e com o melhor escore corporal. “Planejar e iniciar a suplementação na época correta são fatores que garantem o bom resultado na propriedade”, enfatiza.

Para o médico-veterinário, é importante que se estabeleça na fazenda um período de monta que permita sincronizar a época de maior requerimento nutricional das vacas, que é o período de lactação, com o momento do ano de maior disponibilidade de forragens, ou seja, a estação das chuvas, para que sobre energia para a reprodução.

“Para que o pecuarista conquiste resultados positivos nesta fase é preciso apostar em um planejamento em longo prazo. O ideal é que não se foque na suplementação apenas durante a estação de monta, pois deve-se levar em conta que existe uma correlação entre a taxa de fertilidade e a quantidade de gordura da vaca. Por isso o recomendado é traçar uma estratégia focada na alimentação do animal durante todo o ano”, afirma ele.

Os melhores resultados em termos de taxa de desmame e peso são obtidos quando os nascimentos ocorrem durante a estação seca. Dessa forma, entende-se que na estação chuvosa, as pastagens se recuperam rapidamente e, em pouco tempo, há alimento de boa qualidade em quantidade suficiente para que as fêmeas alcancem uma condição corporal que favoreça os índices reprodutivos.

“Com esse pensamento, podemos seguir a lógica de que as vacas, bem suplementadas nas águas, irão parir com boa condição corporal na seca e estarão recuperadas na próxima estação chuvosa, quando o processo e o planejamento serão renovados. Essa estratégia permite a boa recuperação do animal, sem impacto para a próxima estação de monta”, destaca Marcio.

Dentro desse contexto, a Connan, uma das principais indústrias de nutrição animal do Brasil, indica ao pecuarista um protocolo de suplementação direcionado para matrizes (vacas e novilhas) durante a época das chuvas. Trata-se do Connan Fertitec, que possui a tecnologia Aglomerax, um mineral com maior resistência à ação das chuvas, o que reduz drasticamente o desperdício do suplemento, tornando o sistema produtivo mais rentável e sustentável. Além disso, os nutrientes ficam contidos no interior das partículas e, por isso, não absorvem umidade, evitando seu empedramento no cocho, o que prejudica o consumo pelos animais.

“Esse produto, aliado à estratégias nutricionais bem direcionadas, garante que a vaca alcance os melhores índices nutricionais que se traduzem em ótima condição corporal, um dos fatores que auxiliam na prenhez e na recuperação do animal após o parto. O resultado será uma maior eficiência na estação de monta, que se refletirá na lucratividade da propriedade”, finaliza Bonin.

Sobre a Connan

Com sede em Boituva (SP) e filiais em Campo Verde (MT), São Gabriel D’Oeste (MS) e, a partir de setembro de 2020, em Araguari (MG), a Connan – Geração de Resultados iniciou suas atividades em 2004 e tem como principais acionistas os engenheiros agrônomos Fernando Penteado Cardoso Filho e Eduardo Penteado Cardoso, membros da família fundadora da empresa MANAH, do famoso slogan “Com MANAH adubando dá”, criado pelo patriarca Dr. Fernando Penteado Cardoso. Os dois irmãos, e sócios, também são detentores da patente Nelore Lemgruber, desenvolvendo e expandindo a genética na Fazenda Mundo Novo, localizada em Uberaba (MG).

Com mais de 150 representantes comerciais, a Connan é a única empresa nacional a produzir o próprio fosfato bicálcico - Aglomerax, o que lhe confere grande diferencial competitivo e garantia de qualidade dos produtos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar