Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tecnologia e planejamento: o segredo com êxito na transição de culturas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Nayara C. R. Tavares Viana
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Para fazer a transição de uma área de cana-de-açúcar para soja, produtor investiu em pacote de tecnologias, com irrigação e sistematização. Expectativa é colher até 20% a mais.

O produtor rural Edson Lopes acredita que a inovação é essencial para praticar uma agricultura mais sustentável. Com objetivo de aumentar sua rentabilidade, Lopes decidiu fazer a transição de uma área de 260 hectares de produção de cana-de-açúcar para soja, na região de Barretos, SP. Com a decisão tomada, ele contou com o suporte da Coopercitrus e um pacote de tecnologias para implantar a lavoura, com soluções de precisão e irrigação para aumentar a eficiência e a produtividade.

A família Lopes cultiva soja há mais de 30 anos e já possuía mais de mil hectares com o cultivo do grão. Para a implantação dessa nova área, Lopes considerou os fatores climáticos e as tecnologias para produzir mais e melhor: "Percebemos aqui na região que a deficiência de chuva estava prejudicando essa área de cana. Como já estava no nosso planejamento adquirir um novo pivô, mais alto, decidimos não plantar cana nessa área e entrar com a soja, que, com a irrigação, deve gerar um resultado muito melhor", contextualiza Lopes. "Eu sou adepto da tecnologia, ela é o nosso futuro. Por isso, sempre invisto em novidades, pesquiso muito, testo aqui na produção. Com esse projeto de tecnologia para essa nova área de soja, nossa estimativa é de produzir entre 15% e 20% a mais", planeja o produtor.

Para começar a produção com o pé direito, o produtor investiu em análise de solo georreferenciada com o Geofert junto a cooperativa. Com isso, pôde conhecer as características e a variabilidade de solo em cada região da fazenda, para fazer a correção do solo com mais precisão e eficiência.

Em seguida foi feito um projeto de sistematização, que definiu as linhas de plantio, para melhorar o aproveitamento do terreno e evitar erosão, além de definir os trajetos das máquinas e favorecer os índices de produtividade por área.

Com essa etapa concluída, foi a hora de pensar na água. O produtor investiu em dois sistemas de irrigação: uma parte da área por gotejo e a outra parte com pivô central, que também servirá uma área vizinha, dedicada à produção de laranjas. "A chuva está vindo muito desigual e o pivô contribui com uma irrigação homogênea e no tempo certo", afirma.

Para o êxito desse projeto, o produtor, ressalta o apoio da Coopercitrus: "Os técnicos são muito atenciosos e estão sempre com a gente para garantir que tudo funcione da maneira mais correta", finaliza o Lopes.

Sobre a Coopercitrus

A Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, fundada em 1976 em Bebedouro, SP, é hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, máquinas, implementos e assistência. Com mais de 38 mil associados, a Cooperativa mantém unidades de negócios em mais de 60 municípios nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo