Brasil,

Desinfecção a seco das instalações reduz a pressão de infecção nas granjas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Desinfecção a seco das instalações reduz a pressão de infecção nas granjas

“O investimento em biosseguridade nas granjas de suínos cresce à medida que também avança o uso racional de antimicrobianos. A sanidade é um vértice importante desse processo porque não está ligada exclusivamente à utilização de medicamentos, mas também à necessidade de desinfecção das granjas e consequente prevenção às doenças”. A afirmação é do médico veterinário Paulo Bennemann, gerente técnico da área de suínos da SANPHAR Saúde Animal na América Latina. “A produção intensiva de suínos pode representar desafios à sanidade dos animais. É essencial o desenvolvimento de programas eficientes de limpeza e desinfecção de modo a reduzir a pressão de infecção decorrente da presença de bactérias, vírus e fungos no ambiente das instalações”, complementa Bennemann.

“A pressão de infecção aumenta à medida que os suínos permanecem nas instalações. Dessa forma, desinfecções realizadas antes do alojamento de um novo grupo de animais, no intervalo entre lotes de produção (método convencional) ou até mesmo a desinfecção a seco (na presença dos animais) visam reduzir essa carga infecciosa a níveis aceitáveis para a saúde e o bem estar dos animais. Este processo é fundamental em todas as fases da vida”, alega o gerente técnico da SANPHAR.

Paulo Bennemann explica que a desinfecção convencional necessariamente deve ocorrer na ausência dos animais. O objetivo é que toda a matéria orgânica seja retirada previamente e que o desinfetante utilizado tenha tempo de ação em uma superfície limpa para reduzir, a níveis muito baixos, a concentração de micro organismos patogênicos presentes no ambiente.

Já a desinfecção a seco é um conceito que permite reduzir a carga microbiológica mesmo na presença dos animais e, se baseia na ação de um blend de minerais pronto para uso, que atua de forma direta e indireta sobre os agentes patogênicos, mesmo na presença da matéria orgânica. A desinfecção a seco pode ser realizada por meio de aplicações seriadas ao longo do tempo de permanência dos animais nas instalações, principalmente no ambiente de maternidade. Este efeito provoca a inativação das principais bactérias, vírus e fungos presentes no ambiente, sem comprometer a saúde dos suínos.

Para a desinfecção a seco, a SANPHAR oferece em seu portfólio o Stalosan® F, um higienizante de alta tecnologia, à base de minerais, com efeito bactericida, viricida e fungicida. Stalosan® F reduz a pressão de infecção do ambiente e melhora a qualidade do ar reduzindo o odor de amônia proveniente do processo de fermentação natural dos dejetos.

Stalosan® F é um pó composto de fosfatos e sulfatos de cobre e ferro, que atuam de forma direta sobre as funções celulares e integridade da membrana plasmática dos micro organismos e indireta dessecando o agente. Após a aplicação, o produto permanece em suspensão no ar por aproximadamente 20 minutos, atuando em todo o ambiente e depois, as partículas precipitadas, atuam nos diversos tipos de superfície com ação residual. Por não ser irritante para a pele, mucosas e trato respiratório, Stalosan® F é seguro para aplicação na presença dos animais e pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar