Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Grupo Terral Agro investe em Projeto SAP para entrar no varejo com cortes especiais de carnes e água de coco

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Marcela Gasperini
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

- Companhia aposta nos recursos de gestão da plataforma para adquirir mais robustez e segurança operacional em seus controles gerenciais. Iniciativa está alinhada com a nova estratégia da Terral Agro, que acaba de ampliar sua atuação e passa a comercializar no varejo cortes especiais de carnes e água de coco

O Grupo Terral Agro, uma das mais produtivas empresas do agronegócio brasileiro, ampliou a sua atuação – inicialmente focada em citrus, pecuária e cereais em Matão (SP) – para a comercialização no varejo de cortes de carnes especiais com certificação Angus e de água de coco engarrafada sem conservantes, a Terra Coco. Para esta expansão, a empresa investiu na atualização da plataforma SAP de seu frigorífico e de sua planta de água de coco, garantindo maior robustez e segurança operacional em seus controles gerenciais. O projeto foi conduzido pela AdopTI – consultoria com portfólio exclusivo e especializado na plataforma de gestão empresarial SAP –, que tem forte atuação no mercado brasileiro de agronegócios.

Também foram construídos um frigorífico em Motuca (SP) e uma fábrica de envase de bebida natural em Carneirinho (MG), ao lado da plantação de coco. Segundo o Diretor Financeiro da Terral Agro, Júlio Ponte, a expansão dos negócios está focada na verticalização dos segmentos já existentes na empresa e na horizontalização para outros ramos. “Aproveitamos a experiência que temos na pecuária e nas atividades perenes, como o citrus, e inovamos ao nos aproximarmos mais do consumidor final”, avalia o diretor. A distribuição dos produtos está focada nos grandes centros, a partir de São Paulo.

Nesta expansão, a empresa buscou automatizar seus processos e obter uma melhor gestão da operação. “Prezamos por uma solução completa, integrada, robusta, segura e intuitiva sob o ponto de vista operacional, portanto usabilidade foi uma pauta exaustivamente tratada durante o desenvolvimento do projeto”, ressalta.

Passo a passo da atualização do sistema

O projeto SAP, que teve duração de 16 meses, contou com oito módulos que contemplaram praticamente todas as áreas da empresa, tais como recepção do gado, estoque de matéria-prima, processamento, subprodutos, armazenagem, controle de qualidade, estoques do produto acabado, rendimentos operacionais, painéis concentradores operacionais e medidas de contingência. “O projeto envolveu os processos de Suprimentos, Vendas e Distribuição, Financeiro, Controladoria, Produção, Manutenção Industrial, Qualidade e Fiscal, permitindo aprimorar a performance operacional e o fluxo de informação em todo o processo industrial”, explica o Diretor Executivo da AdopTI, Marcos Pazeto.

O projeto SAP agilizou os processos de backoffice nas rotinas diárias, mensais e anuais em todo o processo produtivo da companhia. Além disso, a melhoria implementada no sistema do Frigorífico Terral Agro contribuiu com a automatização de todos os processos operacionais, desde a entrada do gado até o produto final, envolvendo os processos de balança online e offline, produção, armazenamento, embalagem e faturamento, atendendo todo o processo de rastreabilidade e inclusive todas as exigências do SIF (Serviço de Inspeção Federal), do Ministério da Agricultura. “Estimamos que com a nova capacidade instalada, serão processados cerca de 50 mil animais por ano e essa automatização contribuirá para o plano de expansão e crescimento da empresa no setor”, afirma Ponte.

O projeto SAP para a fábrica de água de coco envolveu todo o processo produtivo, desde a entrada da matéria prima com a rastreabilidade da origem, total controle de qualidade e processamento de subprodutos e produto final. “Focamos nos processos de Suprimentos, Vendas e Distribuição, Financeiro, Controladoria, Produção, Qualidade e Fiscal, otimizando o controle da operação e a gestão da informação em todo o processo industrial”, explica Pazeto.

Foco no varejo

A Terral Agro tem 1.650 colaboradores, que cuidam dos 18 mil hectares de terra com laranja, bovinos, coco e cereais. A laranja recebe na Terral todos os cuidados fitossanitários e tecnológicos necessários, desde a formação da muda, incluindo o preparo do solo, o plantio e o manejo, até a colheita e o transporte. As áreas dedicadas à pecuária e aos cereais são desenvolvidas de acordo com um manejo integrado, produzindo pastagens e grãos de forma rotativa e gerando alimentação de altíssima qualidade e origem 100% vegetal para os bovinos.

A nova planta em Motuca atende aos critérios de humanização do processo de abate. Em Carneirinho, a empresa tinha há anos uma área com plantação de coco e resolveu expandir o plantio para outra propriedade, onde montou um viveiro de mudas próprias.

De acordo com Ponte, a empresa investe no que há de melhor para entregar excelência em seus produtos. “Para garantir a qualidade e rastreabilidade do gado, a Terral forma seu próprio rebanho a partir do controle rígido das matrizes. A empresa adotou o uso de brincos eletrônicos em todo seu plantel, eliminando a marcação a ferro. Os bezerros recebem cuidados especiais para que tenham um desenvolvimento saudável junto à matriz”, ressalta.

Terra Coco, a marca da água de coco produzida pela empresa, tem o engarrafamento feito em Carneirinho, com rígidos padrões de qualidade. A produção é feita com frutos de qualidade diferenciada, em solo preparado especialmente para uma água rica em sabor e nutrientes. A água de coco Terra Coco é resultado do cuidado desde as mudas, o plantio e o cultivo do coco. É um produto 100% natural, sem qualquer tipo de aditivo, que mantém todas as propriedades da água in natura e que chega ao mercado em garrafas de vidro, totalmente recicláveis.

Suporte especializado em SAP

Para a atualização da plataforma e a implementação dos projetos, o Grupo Terral Agro contou com a expertise da AdopTI, consultoria especializada em SAP, e uma das principais estruturas de suporte e de serviços da plataforma da gigante alemã do interior do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto. “Escolhemos a AdopTI por enxergar uma imagem semelhante à da Terral e, naquele momento era muito importante ter parceiros legítimos com interesse genuíno em contribuir com os nossos negócios. Para isto é necessário um forte laço de confiança mútua, entendimento do ambiente de negócios e especialmente um elevado nível de consciência sobre a assunção de riscos”, finaliza Ponte.

Sobre a AdopTI

Fundada em 2007, a AdopTI é uma empresa especialista e parceira SAP, distribuidora e uma das principais estruturas de suporte e de serviços da plataforma da gigante alemã do interior do Estado de São Paulo. Com um time qualificado, a companhia oferece atendimento ágil, soluções inteligentes e personalizadas, alinhadas às tendências mais inovadoras do mercado. Estrategicamente estruturada na cidade de Ribeirão Preto (SP), a companhia atua em todo o Brasil e atende empresas nacionais e multinacionais principalmente dos segmentos de agronegócio, logística, siderurgia, manufatura e produtos de consumo.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo