Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Banco Ativo de Germoplasma de Arroz e Feijão recebeu chancela de qualidade

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Henrique de Oliveira
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

O Banco Ativo de Germoplasma (BAG) de arroz e feijão da Embrapa recebeu, no final do ano 2020, o selo de excelência em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). O reconhecimento foi chancelado pela Gerência de Gestão Integrada da Qualidade (GGIQ), da Secretaria de Desenvolvimento Institucional (SDI) da Embrapa, com base no Relatório de Diagnóstico de Acompanhamento e os requisitos corporativos apresentados em acordo com o escopo do projeto QUALIVEG, que visa à adequação dos bancos genéticos de plantas da Embrapa a normas internacionais de qualidade.

Os requisitos foram apresentados em forma de publicação e foram definidos em parceria com os curadores dos bancos vegetais, com base em normas internacionais: ABNT ISO/IEC 17025, ABNT ISO GUIA 34 e Versão Brasileira do Documento Diretrizes da OCDE de Boas Práticas para Centros de Recursos Biológicos. A implementação da gestão da qualidade nos BAGs da Embrapa visa padronizar as atividades relacionadas a recursos genéticos vegetais, conferindo rastreabilidade aos resultados e agregando valor a esses locais.

O BAG de Arroz e Feijão da Embrapa foi criado em 1975 e suas atividades iniciaram no ano seguinte. Com um acervo de 27.006 acessos de arroz e 17.346 de feijão, é o maior banco ativo de germoplasma da Embrapa e preserva a maior coleção de arroz e feijão do Brasil. Nele, são encontradas sementes de cultivares, variedades tradicionais, linhagens mutantes, populações e exemplares de espécie silvestres, parentes próximas do arroz e do feijão, coletadas no país e/ou recebidas dos mais diversos locais do mundo. A conservação e o uso sustentável deste acervo é fundamental para o futuro da pesquisa desses dois cultivos.

Até o ano de 2020, momento da concessão do Selo, o BAG da Embrapa Arroz e Feijão teve por curadores os pesquisadores da Unidade Paulo Hideo Nakano Rangel e Paula Pereira Torga. A partir do final do ano, o pesquisador Flávio Breseghello substituiu Paulo Hideo.

A Embrapa é responsável por um dos maiores sistemas de conservação vegetal do mundo. São 148 bancos ativos, de espécies de importância para a alimentação e a agricultura, fundamentais para o agronegócio e para a segurança alimentar da população brasileira. Envolve 29 unidades de pesquisa, de Norte a Sul do país, além de aproximadamente 70 instituições parceiras, totalizando mais de 300 pesquisadores.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo