Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Tratamento de enfermidades via água de bebida é mais efetivo e facilita a vida do suinocultor

Tratamento de enfermidades via água de bebida é mais efetivo e facilita a vida do suinocultor

O tratamento de problemas sanitários de suínos com medicamentos administrados via ração pode representar um grande desafio de manejo, visto que o sucesso dessa técnica está diretamente ligado à ingestão dos produtos pelos animais doentes. “Embora a administração dos medicamentos via ração seja uma boa opção, sua eficácia pode ser comprometida, uma vez que os animais doentes tendem a diminuir o consumo de alimentos. Isso faz com que cada vez mais produtores e técnicos ofereçam tratamentos medicamentosos via água de bebida, já que seu consumo é pouco afetado pela doença”, explica o médico veterinário Paulo Bennemann, gerente técnico da área de suínos da SANPHAR Saúde Animal na América Latina.

“Os tratamentos via água de bebida trazem outros benefícios, como a flexibilidade de ser iniciado a qualquer momento e possibilidade de correção da dose do princípio ativo de acordo com o peso dos animais. Isso permite a utilização prudente dos antimicrobianos, não envolve a logística da fábrica de ração, que é mais complexa que a medicação via água, e evita problemas relacionados à contaminação cruzada de antimicrobianos”, detalha o gerente técnico da SANPHAR.

Entretanto, alguns cuidados são necessários para a adoção de tal método. Paulo Bennemann destaca que, para que o tratamento via água de bebida seja incorporado na rotina das granjas, é necessário a adequação de um sistema hidráulico para a medicação, ou seja: é preciso ter caixa d’água acessória ou sistema dosador de medicamentos. “É preciso, também, estar atentos à qualidade da água, que pode interferir na solubilidade e biodisponibilidade do princípio ativo – visto que águas duras ou com alto teor de matéria orgânica reduzem a eficiência da droga utilizada. Também é importante ter comprovação de solubilidade do antimicrobiano para que o tratamento seja efetivo”.

Com amplo portfólio para manutenção e tratamento da saúde dos suínos, a SANPHAR oferece o SINDOX® PS (Doxiciclina 50% Solúvel), solução para o combate de doenças respiratórias, entéricas e sistêmicas em suínos. SINDOX® PS possui em sua composição a doxiciclina, antimicrobiano que inibe a síntese proteica dos agentes bacterianos sensíveis à droga, tem alta absorção por via oral e maior penetração nos tecidos e demais fluídos corporais.

SINDOX® PS é composto por uma molécula de amplo espectro e baixa toxicidade, com apresentação altamente solúvel, garantindo maior flexibilidade nos tratamentos. O tratamento deve ser realizado de 5 a 7 dias ou conforme a prescrição do veterinário, sendo a solução com o antimicrobiano preparada diariamente.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo