Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Coriza infecciosa e seus impactos na avicultura

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Caroline Carvalho
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Responsável por grandes prejuízos econômicos, a doença pode acometer poedeiras, reprodutoras e frangos de corte

Um problema causador de grande impacto econômico na avicultura, mas ainda pouco discutido no setor é a coriza infecciosa, doença que acomete, principalmente, poedeiras e reprodutoras. Para se ter ideia do prejuízo gerado pela enfermidade, estima-se que a produção de ovos pode apresentar uma queda de até 40% nos lotes de poedeiras contaminadas

Em 2019, relatos mais graves da enfermidade foram vivenciados nos Estados Unidos. Granjas de poedeiras comerciais e de frangos de corte tiveram de arcar com a queda da produção de ovos, que chegou a 43% em alguns casos, e com o aumento de 16% da taxa de mortalidade, respectivamente, em algumas propriedades.

Aqui no Brasil, observamos a ocorrência da doença não somente em aves de vida longa, mas também em frangos de corte, em algumas regiões. “Não podemos negligenciar o problema. Boas práticas de manejo associadas a um rigoroso protocolo vacinal são fundamentais para prevenir e conter a coriza e outras enfermidades nas aves”, reforça o médico-veterinário Eduardo Muniz, Gerente Técnico de Aves da Zoetis.

Altamente contagiosa, a coriza é causada pela bactéria Avibacterium paragallinarum. A doença, que afeta, na maior parte dos casos, o trato respiratório superior das aves, é transmitida de forma horizontal, após o contato direto entre aves contaminadas e saudáveis. Insetos, água, ração e fômites contaminados também são importantes fontes de transmissão.

Os sinais clínicos da coriza em frangos de corte costumam aparecer a partir da terceira semana de vida e são muito semelhantes aos descritos também para aves de vida longa – apatia, queda no consumo de água e ração, descarga nasal, conjuntivite, edema facial e mortalidade.

A presença de infecções concomitantes decorrentes de outros agentes patogênicos (E.coli, micoplasmas, vírus da bronquite infecciosa, da laringotraqueíte, da pneumovirose e outros) pode levar a um agravamento do quadro clínico. Odor fétido, aerossaculite e aumento da mortalidade são observados nessa condição, que passa a ser chamada de coriza infecciosa complicada.

“Uma característica importante dessa bactéria é que ela dificilmente sobrevive fora do hospedeiro, o que facilita o seu controle no ambiente por meio de medidas eficientes de manejo, como vazio sanitário adequado, limpeza e desinfecção”, diz Antonio Neto, Assistente Técnico de Aves da Zoetis.

Ainda de acordo com o especialista, a proximidade com granjas de postura ou até mesmo com aves fundo de quintal é a principal fonte de infecção para granjas de corte que não seguem medidas de biosseguridade e manejo adequado.

Vacinação

A melhor ferramenta de prevenção da doença é a imunização das aves. “Consideramos um processo de vacinação assertivo quando as vacinas são escolhidas de acordo com os desafios de campo presentes, quando são preparadas corretamente, seguindo as boas práticas, e aplicadas em locais de eleição, idade e doses corretos, além do apoio de uma equipe bem treinada”, enfatiza Neto.

Para o problema, a Zoetis conta com duas soluções – Coriza Gel-3 e Poulvac Mix-6. Uma vacina em emulsão aquosa e outra oleosa, respectivamente, que permitem tanto uma aplicação precoce e segura como a aplicação pouco antes da produção de ovos. Ambas possuem os sorotipos A, B e C, que trazem o benefício de uma ampla proteção frente aos desafios de campo.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US$ 6,3 bilhões.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar