Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Estudo da Vetoquinol e IFC mostra a eficácia de Tolfedine CS, primeiro anti-inflamatório não esteroidal à base de ácido tolfenâmico para SDP em suínos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Pisani
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A síndrome da Disgalaxia Pós-Parto (SDP) é um distúrbio comum e importante que afeta as fêmeas suínas, principalmente em sistemas de produção intensivos. A SDP é caracterizada por hipogalaxia no puerpério (supressão da lactação). “Os principais sintomas incluem febre, redução do apetite, mastite e sinais de fome nos leitões. Na maioria dos casos, a hipogalaxia não é claramente identificada, assumindo um aspecto subclínico”, explica André Buzato, gerente técnico de suínos da Vetoquinol Saúde Animal.

A SDP em matrizes suínas é definida como uma patologia caracterizada pela inadequada e insuficiente produção de leite e colostro durante os primeiros dias pós-parto. "Este processo causa aumento da mortalidade pré-desmame e diminuição no desenvolvimento dos leitões durante a lactação. Na prática, a síndrome é uma das principais causas de problemas neonatais em criações intensivas de suínos, com incidência que pode variar consideravelmente entre 1 a 60%, com média de 15% das fêmeas”, explica Buzato.

O especialista da Vetoquinol explica que os sinais não são prontamente detectáveis, porque a doença se apresenta de forma subclínica, porém, devem ser percebidos com o aumento das diarreias neonatais, diminuição do crescimento e aumento do número de leitões esmagados. “A integridade do complexo mamário e adequada produção de leite têm assumido importância cada vez maior para a correta criação e o esperado desenvolvimento dos leitões até o desmame”, pontua.

Estudo recente da Vetoquinol Saúde Animal em parceria com Instituto Federal Catarinense (IFC - Pós-graduação em Sanidade e Produção Animal) avaliou o efeito positivo do ácido tolfenâmico 4% (Tolfedine CS), anti-inflamatório não esteroide (AINEs), em várias espécies animais, como suínos, gatos, cães e bovinos. “Esse ácido é conhecido por suas propriedades analgésicas, antipiréticas e anti-inflamatórias. O objetivo do estudo foi avaliar o efeito de Tolfedine CS como tratamento profilático da síndrome da disgalaxia pós-parto sobre o desempenho zootécnico das leitegadas oriundas de leitoas”, diz André Buzato.

O grupo que recebeu injeção intramuscular única (1 ml / 20 kg do ácido tolfenâmico 4%/Tolfedine CS), administrado de forma profilática após o parto, teve reduzida mortalidade dos leitões durante a fase de amamentação e aumento do ganho de peso em leitegadas não afetadas por diarreia. “A redução da dor e do desconforto nos primeiros dias de lactação contribuiu para melhor desempenho das leitegadas”.

"Tolfedine CS pode ser perfeitamente recomendado para o controle da SDP. Trata-se do primeiro anti-inflamatório não esteroidal à base de ácido tolfenâmico, princípio ativo exclusivo da Vetoquinol Saúde Animal no Brasil, que atua como adjuvante no tratamento da Síndrome M.M.A. O produto tem tripla ação (analgésica, anti-inflamatória e antipirética) e oferece excelentes resultados contra a Síndrome da MMA/SDP em uma única dose de ação rápida e prolongada", destaca André Buzato.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo