Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Associações entregam ao Estado estudo e proposta de fortalecimento das Casas da Agricultura

Representantes da APAER e da Agroesp também se reuniram com deputados da Frente Parlamentar da Agricultura

Associações que atuam na extensão rural de São Paulo entregaram ao Governo do Estado um estudo e uma proposta para evitar o fechamento das Casas da Agricultura e para fortalecer as estruturas que prestam assistência gratuita aos agricultores paulistas. A entrega dos documentos havia sido acertada, no começo de novembro, em uma reunião entre Associação Paulista de Extensão Rural (APAER) e a Associação dos Assistentes Agropecuários do Estado de São Paulo (Agroesp) com o secretário de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

Desde agosto, quando o Estado anunciou a intenção de fechar as 574 Casas da Agricultura, a Secretaria passou a ser alvo de críticas, e associações do setor se mobilizaram contra a extinção das unidades.

"Não podemos deixar essa crise na Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) prejudicar o agricultor do Estado, principalmente os pequenos, agricultores familiares, que não têm condições de pagar pelo serviço de extensão rural", alerta Antônio Marchiori, presidente da APAER.

O estudo elaborado pela associação e apresentado ao Estado contempla a vocação produtiva de cada região de São Paulo, além de apontar áreas socialmente mais vulneráveis. Com base nesse raio-x, a Apaer propõe o fortalecimento das Casas da Agricultura e da Cati, que são referências para o produtor paulista.

"Recorremos a inúmeros profissionais para a construção dessa proposta, com a participação de professores renomados nas áreas de extensão rural e extensão florestal da Esalq/USP, Unicamp, Unesp Jaboticabal e UFSCar. Esperamos que a SAA consiga absorver as ideias e implantar uma reforma que valorize a agricultura familiar do Estado", afirma Marchiori.

Deputados

Representantes das associações também estiveram, terça-feira (15), na Assembléia Legislativa de São Paulo (Alesp) para uma reunião com integrantes da Frente Parlamentar da Agricultura. Os deputados Fernando Cury (CIDADANIA) e Barros Munhoz (PSB), além do deputado Reinaldo Alguz (PV), que tem atuado, desde o início, para que a reforma na SAA não afete o atendimento aos agricultores de São Paulo, receberam uma cópia da proposta formulada pelas entidades.

"Nós estamos conversando com os diversos segmentos da secretaria para fazermos uma proposta que seja a ideal para a Secretaria, para Agricultura de São Paulo, para os servidores e, sobretudo, para o progresso e o desenvolvimento da nossa terra, e o bem-estar da nossa gente", comentou o parlamentar Barroz Munhoz.

Os deputados defenderam, durante encontro com as associações, que o orçamento da Secretaria de Agricultura e Abastecimento seja ampliado.

"Hoje, a Secretaria Paulista tem o segundo pior orçamento quando comparado a outros Estados do país. Fica a frente apenas do Rio de Janeiro, que é um Estado bem menor que São Paulo em dimensões territoriais", finaliza Marchiori.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo