Brasil,

ISOBUS: como a tecnologia que movimentou a Europa está impactando o agronegócio brasileiro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Amanda Rosa
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Protocolo universal que padroniza a comunicação no campo entre tratores, implementos e dispositivos de diferentes fabricantes já está possibilitando maior otimização e automação dos processos agrícolas

Uma linguagem única, que converse com todas as diferentes marcas do maquinário agrícola. Esse é o objetivo do protocolo universal que padronizou a comunicação no campo. O que começou há uma década com uma movimentação na região central da Europa evoluiu e transformou a forma como tratores, implementos e dispositivos interagem. No Brasil, o movimento está se popularizando cada vez mais em maquinários agrícolas. É isso que apontam os especialistas da divisão de Agricultura da Hexagon, referência nos mercados sucroenergético, florestal e de grãos.

“A falta de compatibilidade entre as diferentes marcas era um grande problema para o setor. Por exemplo: se um único trator tivesse três soluções de marcas diferentes, seria necessário fazer adequações distintas, o que deixa mais complexo o processo. Com o ISOBUS, há a compatibilidade total de transferência de dados entre os sistemas e softwares, melhorando a otimização e a automação dos equipamentos”, comenta Márcio Blau, Gerente de Vendas América Latina da divisão de Agricultura da Hexagon.

Otimização de processos é o desafio constante para o agronegócio. O setor foi o único da economia brasileira que teve resultado positivo no PIB do primeiro trimestre. O valor gerado pelo campo foi de R$ 120 bilhões e, até o fim do ano, com safras recordes, as lavouras devem render R$ 697 bilhões. Para Fabio Neumann, Executivo de Contas Estratégicas da divisão de agricultura da Hexagon, o assunto começou a ganhar mais relevância no Brasil recentemente. “Acompanhamos esse movimento com as empresas que atendemos fora do país e que estão com esse processo avançado — como Austrália, África do Sul e Europa — e estamos notando esse crescimento no mercado interno brasileiro. Acredito que 20% dos equipamentos já tenham essa tecnologia acoplada aqui no país”, afirma.

Com o dólar em alta, a preferência das empresas, agricultores e fabricantes está na indústria nacional. “Percebemos que, mesmo com o recorde de safra, o agronegócio está focando mais em otimizar e melhorar o seu equipamento atual do que comprar um novo. Apesar da padronização da comunicação nos maquinários agrícolas ser a tendência do setor, ainda é muito custoso contar com tratores de última geração que já venham com esse sistema no Brasil. Por isso, o nosso papel é cada vez mais trazer soluções embarcadas que permitam que todos se adaptem ao mercado", explica Márcio Blau.

Um exemplo dessas soluções embarcadas é o HxGN AgrOn ISOBUS Display, ferramenta da agricultura de precisão que garante a realização das atividades com eficiência, qualidade e de maneira mais visual ao operador, com uma única tela para acompanhar. O sistema conta com duas funcionalidades: Terminal Universal (UT), que permite que máquinas operem um implemento com qualquer terminal e trabalha com diferentes acessórios; e o Controlador de Tarefas (TC), que registra e fornece informações das operações. O HxGN AgrOn ISOBUS Display ainda é compatível com outros produtos da solução de Automação de Máquinas da plataforma HxGN AgrOn.

*A divisão de Agricultura da Hexagon desenvolve e fornece soluções de tecnologia da informação que desencadeiam todo o potencial da produção agrícola, gerando grandes ganhos de eficiência, produtividade e sustentabilidade. As soluções convertem dados em informações inteligentes e acionáveis que permitem planejamento otimizado, execução eficiente no campo, controle preciso de máquinas e fluxos de trabalho automatizados para otimizar as operações. A Hexagon, líder global em sensores, software e soluções autônomas, tem aproximadamente 20 mil funcionários em 50 países e vendas líquidas de aproximadamente 3,9 bilhões de euros.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar