Sindiveg disponibiliza treinamento gratuito a jornalistas que buscam conhecer o universo dos defensivos agrícolas

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Rafael Iglesias
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos Para Defesa Vegetal (Sindiveg) disponibilizou os dois primeiros módulos de sua plataforma de treinamentos sobre defensivos agrícolas para jornalistas e demais comunicadores que desejam aprofundar seus conhecimentos nesse setor do agronegócio. O curso é inteiramente gratuito e conta com certificado de conclusão ao fim de cada etapa.

Para se inscrever, basta acessar o site treinamentos.sindiveg.org.br.

"Pragas, doenças e plantas daninhas são responsáveis, anualmente, por um enorme prejuízo que impacta não só a lucratividade dos produtores rurais, mas o preço dos alimentos ao consumidor final. Por isso, os defensivos agrícolas são essenciais para conter esse problema, ajudando a democratizar o acesso da população a alimentos de qualidade para uma nutrição saudável", afirma o presidente do Sindiveg, Julio Borges.

O setor de proteção de cultivos – que inclui inseticidas, herbicidas e fungicidas – ainda é alvo de preconceito e desinformação no país. Por isso, a entidade disponibilizou um treinamento à distância para disseminar informações técnicas e com base exclusivamente científica que ajudem a especializar aqueles que estão diretamente envolvidos com a produção de notícias sobre a agricultura brasileira.

"O Sindiveg tem como pilar o uso correto e seguro dos defensivos, algo que ajuda a difundir conhecimento em especial aos pequenos produtores, evitando que eles se coloquem em risco e que o meio ambiente e a alta produtividade estejam garantidos no campo. Com apoio da imprensa, podemos contribuir para uma agricultura cada vez mais sustentável e eficiente, em benefício da sociedade e da economia", diz Julio.

O primeiro módulo, os comunicadores aprenderam mais sobre o tema "segurança na aplicação de defensivos agrícolas". Essa etapa do curso é introdutória e dividida em quatro assuntos: o que são defensivos agrícolas e quais os cuidados a serem tomados no seu uso, controle de riscos, e uso correto e manutenção dos equipamentos individuais de segurança (EPI).

Já o segundo módulo foca em tecnologia de aplicação. A primeira parte do segundo módulo, lançada em dezembro, aborda conceitos e nomenclaturas, leitura de rótulos e bulas e preparo de calda. No início de 2021, a segunda etapa desse módulo dará orientações sobre cuidados com o pulverizador, pontas de pulverização e gotas, regulagem, calibração e manutenção dos pulverizadores e descarte correto de embalagens e restos de produtos.

Até agora, mais de 5,5 mil pessoas se cadastraram na plataforma, das quais cerca de 2,9 mil são agricultores.

O conteúdo fica disponível 24 horas por dia e sete dias por semana, sem prazo para término das inscrições e da realização de cada módulo. Para participar do treinamento, basta se inscrever gratuitamente em treinamentos.sindiveg.org.br.

Sobre o Sindiveg

O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Defesa Vegetal (Sindiveg) representa a indústria de produtos para defesa vegetal no Brasil há 79 anos. Reúne 26 associadas, distribuídas pelos diversos Estados do País, o que representa aproximadamente 40% do setor. Com o objetivo de defender, proteger e fomentar o setor, o Sindiveg atua junto aos órgãos governamentais e entidades de classe da indústria e do agronegócio pelo benefício da cadeia nacional de produção de alimentos e matérias-primas. Entre suas principais atribuições estão as relações institucionais, com foco em um marco regulatório previsível, transparente e baseado em ciência, e a representação legitima do setor com base em dados econômicos e informações estatísticas. A entidade também atua em prol do fortalecimento e da valorização da comunicação e da imagem do setor, assim como promove o uso correto e seguro dos defensivos agrícolas.