Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Prevenção da Mastite e Alimentação do Gado de Leite são os temas principais do Dia de Campo Seguro em Santa Rita do Passa Quatro

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Souza
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Evento é iniciativa do Senar-SP em parceria com o Sebrae e o Sindicato Rural de Santa Rita do Passa Quatro.

A importância do controle da Mastite – doença que pode comprometer toda a produção de leite da propriedade rural – e a Nutrição de Gado de Leite foram temas do Dia de Campo Seguro, em Santa Rita do Passa Quatro. O evento faz parte do projeto Família Nação Agro, iniciativa do Senar-SP em parceria com o Sebrae e o Sindicato Rural de Santa Rita do Passa Quatro. As palestras estão disponíveis no Youtube do Canal Rural.

Aldo Rezende, Consultor do Sebrae, falou sobre a Nutrição de Gado de Leite, destacando os impactos e a importância da dieta balanceada na produção leiteira. De acordo com Rezende, “a alimentação representa o maior custo da produção leiteira e, por isso, os produtores precisam focar toda sua energia na gestão da atividade”. Entre outros pontos, ele esclareceu o que é preciso levar em consideração na hora de balancear uma dieta: “é preciso considerar a raça, o desempenho (produção de leite), o escore corporal das vacas, a composição do leite (porcentagem de gordura), a fase de lactação dos animais e o status reprodutivo do plantel. O objetivo é ter o menor custo e a maior produção”.

O Médico Veterinário Wander Bastos tratou do controle de Mastite, doença que mais traz prejuízos para os produtores de leite. Segundo Bastos, um dos principais fatores que levam ao aparecimento da doença na propriedade é a falta e/ou falha de higiene durante a ordenha “A mastite é uma inflamação, que pode chegar à infecção, das glândulas mamárias. Existem dois tipos: a clínica e a subclínica. A primeira é visível no leite; a segunda não. A doença tem dois modos: o contagioso e o ambiental. O contagioso é o mais comum e geralmente ocasionado por erros humanos, como a falta de higiene do ordenhador que não lava as mãos entre uma ordenha e outra e acaba sendo o agente transmissor da doença de uma vaca infectada para uma vaca saudável, e a deficiência na limpeza dos equipamentos de ordenha, entre outros modos de transmissão”.

O Dia de Campo Seguro, que debateu Mastite e Nutrição do Gado de Leite, parte do projeto Família Nação Agro – edição 2020, que inclui 45 eventos virtuais em diferentes municípios paulistas. “O objetivo é capacitar, promover e incentivar o trabalho dos produtores rurais paulistas. O projeto também se propõe a resgatar a tradição do homem do campo. É uma iniciativa de inclusão, com resgate de valores, inclusive de sustentabilidade”, destaca Tirso Meirelles, presidente do Senar-SP.

O presidente do Sindicato Rural de Santa Rita do Passa Quatro, Sergio Donizetti Carnielli, destacou no evento as ações realizadas para contribuir para o sucesso dos produtores rurais: “O Sindicato está com diversas novidades para os associados em relação a estudos, cursos, assessoria. Toda sexta-feira temos plantão com assessoria jurídica para os produtores. O nosso consultório para atendimento com dentista está voltando a funcionar. E a partir de 2021 contaremos com um agrônomo. Estamos trabalhando para melhorar o atendimento e oferecer mais serviços para os associados”.

“As modernas tecnologias precisam chegar cada vez mais aos pequenos e médios produtores rurais. Esse acesso é fundamentar para o aumento da produtividade, geração de renda e emprego no campo, reforça Tirso Meirelles.

As palestras do Dia de Campo Seguro em Santa Rita do Passa Quatro estão disponíveis para acesso no YouTube do Canal Rural.

Sobre o projeto Família Nação Agro – Iniciativa do Senar São Paulo, o projeto é composto por 45 eventos realizados em diferentes municípios do Estado de São Paulo. A proposta é abordar, de maneira simples e didática, os principais temas de interesse do homem do campo. Além das palestras, transmitidas pelo YouTube do Canal Rural, a ação contempla outros programas do Canal Rural, como Rural Notícias, Mercado & Cia e Técnica Rural, este com conteúdos educacionais que trazem o passo a passo das novas tecnologias aplicadas no campo, capacitando sem que o produtor precise sair de casa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo