Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fêmeas de corte: é preciso suplementar no momento certo

Fêmeas de corte: é preciso suplementar no momento certo

Planejamento nutricional para cada fase da vida das fêmeas reflete-se em rápida recuperação após o parto e melhores índices de taxa de prenhez

Quando se fala em suplementação para vacas de cria muitas vezes nos vem a cabeça apenas a mineralização. João Benatti, gerente de produto para Ruminantes da Trouw Nutrition, recomenda que não se pode esquecer dos outros tipos de suplementos, com o objetivo de corrigir a deficiência da forragem. “A suplementação com suplementos proteicos e proteico-energéticos também deve ser utilizadas para vacas, mas precisa ser pontual e direcionada aos animais que realmente necessitam, como fêmeas com escores baixos, primíparas e, de maneira geral, animais que parem no final da estação de parição”, recomenda.

Na seca, diz Benatti, é fundamental garantir fêmeas com bom escore corporal. Assim, suplementar as vacas para que elas estejam em boas condições físicas e de saúde no parto (escores 5 a 7) comprovadamente melhora os seus índices reprodutivos. “Durante a seca, o pasto é de baixa qualidade. Então, a atenção deve estar voltada ao aporte nutricional por meio de suplementos concentrados, principalmente aos animais mais magros”, diz o gerente da Trouw Nutrition.

“O início da vida reprodutiva das novilhas dá-se quando elas atingem aproximadamente 65% do peso adulto e idade adequada. A fertilidade não costuma ser um problema nessa fase, pois elas entram na estação de monta sem bezerro ao pé. O objetivo aqui é reduzir a idade na primeira cobertura para 12 a 14 meses, a partir de um plano nutricional estruturado que as faça atingir o peso adequado”, explica o especialista.

Já em primíparas, o desafio é outro. No Brasil, a média de taxa de prenhez dessas fêmeas é inferior a 40%, devido ao desvio da energia da reprodução para o crescimento. “A suplementação dessa categoria com concentrado garante a energia necessária para o crescimento, com consequente aumento dos índices reprodutivos próximos aos das multíparas”.

João Benatti alerta para a perda de peso após o parto. “A fêmea só voltará ao ciclo reprodutivo quando parar de perder peso, ou seja, quando sair do Balanço Energético Negativo (BEN). Após esse período, a suplementação – que pode levar de 60 a 90 dias – tem potencial para melhorar a resposta dos animais e proporcionar maior retorno econômico para a propriedade”, pontua.

É comum que as fêmeas que parem no final da estação de parição desmamem bezerros mais leves (até 40 kg a menos) do que as que têm crias no primeiro mês da estação. “As fêmeas que parem no final da estação de parição enfrentam um desafio: têm menos tempo para emprenhar, resultando em baixas taxas de prenhez. É preciso trabalhar para adiantar a concepção para o início da estação e suplementar esses animais com concentrado logo após o parto”, reforça João Benatti.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo