Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Indústria tem papel fundamental na conscientização de uso racional de antibióticos na produção animal

Indústria tem papel fundamental na conscientização de uso racional de antibióticos na produção animal

O uso racional de antibióticos ganha cada vez mais espaço na avicultura e na suinocultura. “Há vários motivos para esse processo crescente na cadeia da produção de alimentos de origem animal. Um deles é que o uso indiscriminado de antimicrobianos pode proporcionar efeitos negativos ao esperado, não combatendo os agentes patogênicos e, por outro lado, tornando-os mais resistentes à ação de tais medicamentos”, destaca Ana Caselles, gerente técnica regional da Sanphar Saúde Animal, que entende que o movimento de racionalização do uso de antibióticos foi iniciada na indústria, a partir da disseminação de informação de qualidade para os veterinários e responsáveis técnicos que prescrevem o produto, assim como os produtores integrados.

“Uma das possíveis causas da utilização inadequada de antibióticos é pela provável crença de que a interrupção da utilização do medicamento antes do tempo de tratamento recomendado pelo fabricante, a partir da melhoria clínica dos animais, significa o fim do problema sanitários ou não seguir as dosagens e intervalos recomendados pelo fabricante. Tais desinformações contribuem para que haja resistência aos agentes combatentes de infecções”, alerta Ana Caselles.

A indústria de produtos para saúde animal pode colaborar para a redução do uso indiscriminado de antibióticos, oferecendo recomendações corretas com base nos rótulos dos medicamentos e treinamento para as agroindústrias valorizarem a prevenção das enfermidades e lançarem mão do tratamento no momento adequado quando houver necessidade do uso dessas drogas. “A educação sanitária voltada para prevenção é um trabalho laboroso e demorado, porém necessário, a partir da disseminação de informações e conscientização de todos os profissionais diretamente ligados à atividade. Não apenas os veterinários, mas também aqueles que estão no final da linha de produção, justamente para conscientizar o investimento em biosseguridade nas granjas”, explica a gerente técnica da Sanphar.

A diminuição do uso de antibióticos, entretanto, não significa a diminuição na dosagem indicada pelo fabricante do produto, e sim utilizá-lo de forma racional quando houver a necessidade do uso dessa molécula. Muitas vezes, seu uso é necessário para o combate de enfermidades. “Mais do que a redução do uso dos antibióticos, defendemos o seu uso racional. Isso significa não utilizar antibióticos de forma indiscriminada, fazer diagnóstico do agente causal e buscar informação técnica junto aos fornecedores para eliminar o agente. Muito além da redução, é o seu uso racional”, afirma Ana Caselles.

A Sanphar trabalha fortemente para levar informações corretas aos diversos agentes da cadeia da produção de aves e suínos, mostrando para agroindústrias, granjas e produtores como trabalhar de forma preventiva, contribuindo, assim, para o aumento da produtividade das atividades. “Trabalhar em prevenção e biosseguridade, incluindo um programa de vacinação é a base do uso racional de antibióticos”, destaca a gerente técnica regional da Sanphar Saúde Animal.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo