Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Produtores podem dobrar taxa de desfrute investindo na inseminação de novilhas aos 14 meses

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Ana Caroline Carvalho
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Fazendas com estação de monta definida, que fazem uso de IATF e manejo de suplementação, são indicadas para esse tipo de procedimento

Estudo realizado pela Zoetis, em parceria com a Agroceres e a Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA) de Colina, indica que é possível até dobrar a taxa de desfrute de uma fazenda que invista na inseminação de novilhas já aos 14 meses, o que também permite eliminar a recria de fêmeas de reposição e liberar mais espaço para a produção de bezerros. “Na prática, tudo isso se traduz em potencial aumento do ROI para o produtor brasileiro que resolver investir nessa estratégia reprodutiva”, afirma o Gerente Técnico da Zoetis Everton Carvalho.

Mas as fazendas indicadas para buscar de imediato essa abordagem são apenas aquelas com estação de monta definida, que já fazem uso da IATF e estão acostumadas a manejo de suplementação. Carvalho também esclarece que o rebanho precisa ter uma genética de qualidade e vai necessitar de estrutura de cocho para aumentar o nível de suplementação destas fêmeas. “A exata estratégia nutricional pode variar de acordo com cada sistema, porém uma meta que pode ser estabelecida para todas os rebanhos é alcançar nas novilhas 60% do peso das vacas adultas para poder entrar em estação de monta”, destaca.

No estudo em questão, foram analisadas 126 novilhas Nelore divididas em três protocolos nutricionais e desafiadas a entrar em reprodução aos 14 meses. Dois grupos foram suplementados a pasto e o terceiro, em sistema de confinamento com o mesmo nível de energia. Ao final de 246 dias, foi possível observar que as novilhas confinadas ganharam mais peso, mais escore de condição corporal, mais gordura subcutânea e tiveram maiores taxas de prenhez durante a estação de monta.

Elas apresentaram maior ganho de peso (695 g/dia), maior espessura de gordura subcutânea (2,9 mm), maior área de olho de lombo (45 cm2) e maior taxa de prenhez (51,2%) comparadas com as suplementadas a pasto. Uma vantagem deste sistema é poder produzir um bezerro a mais na vida reprodutiva desta fêmea comparada com o sistema tradicional de emprenhá-las aos 24 meses. Mais o que mais se destaca nesse sistema é a possibilidade de aumentar o rebanho produtivo na fazenda e também a taxa de desfrute, ou seja, consegue-se produzir mais Kg de bezerro desmamado por área da fazenda tornado a atividade de cria mais rentável.

Além do mais, o produtor que optar por descartar essas novilhas vazias ao final da estação de monta pode fazer um caixa adicional, pois além de já estarem embaladas com a suplementação (próximos dass 10/[email protected]), elas serão remuneradas pelos frigoríficos com valor de @ de boi gordo, em alguns casos com prêmios adicionais pela idade (zero dente), deixando um lucro acima da média para fêmeas descartes da fazenda.

Sobre a Zoetis

Zoetis é uma companhia global líder em saúde animal, dedicada aos clientes e seus respectivos negócios. Com um legado de mais de 60 anos de história, a Zoetis descobre, desenvolve, fabrica e comercializa vacinas e medicamentos veterinários, complementados por linhas de produtos para diagnósticos, testes genéticos e diversos serviços. A Zoetis trabalha continuamente com veterinários, produtores e pessoas que criam e cuidam de animais de produção e de companhia em mais de 100 países, com mais de 10 mil funcionários. Em 2019, obteve faturamento de US$ 6,3 bilhões. Para outras informações, acesse www.zoetis.com.br.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo