Brasil,

Quanta soja é utilizada na fabricação de um produto?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Priscilla Granzotto
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

A RTRS desenvolveu a Calculadora de Pegada de Soja que permitirá calcular o conteúdo de soja em produtos derivados

Durante a última década, a produção de soja registrou um importante aumento que passou de 210 milhões de toneladas, em 2008/09, para 337 milhões em 2018/19. A conscientização sobre os impactos ambientais e sociais tem aumentado com o ritmo da produção e muitos participantes da cadeia de valor da soja começaram a desenvolver estratégias para garantir que a soja utilizada nas suas cadeias de suprimento seja obtida de forma sustentável.

Entretanto, a soja frequentemente não está visível no produto final ou não é utilizada de forma direta no processo de elaboração, mas seus subprodutos (farinha, óleo, lecitina, pellet de casca, etc.) integram os produtos que encontramos nas gôndolas do supermercado. Por essa razão, é difícil conferir se a soja foi utilizada direta ou indiretamente nos alimentos que consumimos, e mais difícil ainda é quantificar o volume total que eles contêm.

Para facilitar esta tarefa e dar transparência aos processos envolvidos no uso de soja, da produção ao consumo, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS), plataforma global que promove a produção, o processamento e a comercialização responsável da soja nível global, desenvolveu o Sistema de Fatores de Conversão e a Calculadora de Pegada de Soja, uma ferramenta que permite aos usuários calcular de maneira prática e rigorosa a quantidade de soja utilizada como insumo para a produção de determinados produtos de soja* (farinha, pellet de casca, óleo, lecitina, etc.), de alimento animal (ração) e de alimentos para consumo humano (por exemplo, carne de boi, frango, leite ou ovos).

A ferramenta é pública e gratuita, e funciona como qualquer outra máquina de calcular: Selecionando o tipo de produto (de soja*, ração animal ou de consumo humano) e digitando o volume (toneladas, quilogramas, litros), obtém-se o resultado e a quantidade de soja necessária como ingrediente para a elaboração do produto selecionado.

Para realizar os cálculos, a calculadora utiliza o Sistema de Fatores de Conversão RTRS, um método de conversão que foi desenvolvido a partir de um rigoroso trabalho técnico e de pesquisa. Esse trabalho incluiu o entendimento e análise de cada uma das etapas dos processos de produção da soja e seus resultados, a fim de obter e entregar informação precisa e necessária para realizar um cálculo adequado da soja consumida e contida nos diversos produtos analisados para esta fase da ferramenta.

O Sistema de Fatores de Conversão RTRS apresenta dois métodos alternativos de conversão que poderão ser escolhidos segundo as necessidades de cada usuário da calculadora.

Alocação por valor econômico: este método utiliza fatores de conversão que reconhecem múltiplos usos da soja e assume que qualquer um deles tem subprodutos associados que se aplicam em outros segmentos (por exemplo, a produção de lecitina dá como resultado, além da lecitina mesma, óleo, farinha e pellet de casca). Portanto, este método utiliza o valor dos diversos produtos para representar de maneira clara que a demanda de soja nem sempre é impulsionada por um único produto em particular.

Alocação por demanda: este método utiliza fatores de conversão que reconhecem o volume físico de soja necessário para fornecer o/os subproduto/s requerido/s pelo produto. Isso não leva em consideração os outros subprodutos incluídos também no processo de fabricação.

O relatório técnico sobre a Calculadora de Pegada de Soja da RTRS é público e está disponível online em espanhol, inglês e português.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar