Adama é primeira agroquímica a oferecer crédito para cadeia via DuAgro

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Bianca Soares
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Lançada pela XP Inc. e pela VERT, a DuAgro é uma plataforma de crédito que financia a compra de insumos agrícolas por produtores rurais

O primeiro programa de crédito da DuAgro será destinado a clientes da Adama Brasil, indústria de defensivos agrícolas controlada pela holding Syngenta Group. Com montante de R$ 100 milhões, o projeto piloto deve impactar cerca de 500 produtores rurais que receberão os recursos por meio de revendas de insumos espalhadas por todo o país.

O foco é no pequeno e médio produtor e a linha estará disponível a partir de outubro e, inicialmente, destinada para as culturas de soja, milho, algodão e café. O limite e a taxa de juros de cada produtor serão definidos conforme sua nota de crédito e relacionamento com a cadeia. Não haverá exigência de garantia e a concessão do crédito é totalmente automatizada, no momento exato da compra.

A receptividade da linha pela indústria química, primeiro ponto do elo com os produtores, tem sido muito favorável, conta Fernanda Mello, CEO da DuAgro. "O nosso modelo surpreende e agrada porque é realmente disruptivo, as indústrias entendem que ele pode transformar toda a estrutura do financiamento agrícola brasileiro, hoje muito dependente do crédito rural do Estado e da cadeia de insumos."

As restrições fiscais do Governo Federal e a escassez de crédito gerada pela pandemia reforçam a necessidade de diversificação das fontes de recursos, opina Fernanda. "Estamos falando do setor que é responsável por cerca de um quarto do PIB brasileiro e que não parou, porque não pode, mesmo em meio a uma crise generalizada. A demanda de funding é gigantesca, com tendência de crescimento ininterrupto pelas próximas décadas."

O agronegócio brasileiro é altamente tecnológico e conta com diversas vantagens competitivas, mas precisa modernizar suas estratégias de financiamento. "Os países exportadores não têm sua produção financiada pela cadeia, como fazemos aqui, mas pelo próprio mercado. Esse é o objetivo da DuAgro: fornecer crédito rápido, seguro e em escala cada vez maior para os produtores. Estamos muito satisfeitos por essa parceria com a Adama, que está sendo arrojada ao oferecer a linha para seus clientes."

Luiz Ruzza, CFO da Adama, lembra que a empresa já fez programas de securitização no passado como forma oferecer alternativas de financiamento a seus clientes. "O que a DuAgro está oferecendo agora vai muito em linha com o que a cadeia de distribuição e o produtor precisam, que é um financiamento inovador e simples. Muitas vezes o crescimento se vê bloqueado por conta de uma necessidade de suporte aos parceiros de distribuição."

Na avaliação de Ruzza, os próximos programas deverão estar muito além do montante inicial, de R$ 100 milhões. "Anualmente, nós precisamos de algo em torno de R$ 2 bilhões para financiar a safra e a safrinha, então a ideia dos próximos programas é aumentar muito o volume, queremos alavancar o negócio para todos da cadeia, em especial para o produtor, sempre de forma sustentável."

Como funciona. Em parceria com a DuAgro, a indústria de insumos disponibiliza a linha de crédito para os seus clientes, revendas e cooperativas. Estes últimos apontam quais produtores, que constam em suas bases, estão aptos à compra financiada. O produtor indicado passa a ter o crédito aprovado para o pedido de insumos.

Todo o processo acontece em ambiente digital, em poucos minutos. O produtor acessa a plataforma, confirma os dados cadastrais, faz o upload dos documentos pessoais e atualiza seu perfil. Caso queira contratar o crédito para a compra, basta assinar eletronicamente a CPR financeira.

Sobre a DuAgro

A DuAgro é uma plataforma inovadora que tem como objetivo democratizar o acesso ao mercado financeiro para o produtor rural, por meio do financiamento da compra de insumos agrícolas. Para indústria e distribuidores, é uma nova modalidade de financiamento das vendas. Para produtores, uma linha alternativa de crédito. A DuAgro se posiciona como uma fintech do agronegócio e é uma parceria entre a VERT, maior securitizadora do agronegócio brasileiro, e a XP Inc., que revolucionou o mercado financeiro nacional.