Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Profissionalização do Agronegócio é Chave Para Proteger Meio Ambiente, diz Especialista

De acordo com professor da ESPM Porto Alegre, empresas do setor bem administradas entendem que é preciso aliar produção e preservação dos biomas

Os incêndios no Pantanal e na Amazônia acima das médias históricas não provocaram danos somente na imagem internacional do governo brasileiro: o agronegócio tem sido retratado como o vilão no avanço das queimadas sobre áreas de preservação permanente. "O agronegócio é o setor econômico que mais depende do meio ambiente preservado. Como está evidente, os incêndios trazem somente prejuízos aos produtores. As queimadas destroem a fauna, a flora, e também os negócios", afirma Ernani Carvalho da Costa Neto, coordenador do Núcleo de Agronegócio da ESPM. "Os produtores rurais são os que mais saem perdendo."

Além de aumentar a mobilização de esforços para combater os incêndios, reforçar a fiscalização contra crimes ambientais e a adotar mudanças estruturais na situação fundiária desfavorável nas regiões atingidas, Ernani aponta mais duas saídas para a atual crise de imagem externa do setor: aumentar os investimentos em comunicação e marketing, com a mensagem central da adoção pelo agro brasileiro de tecnologia de ponta para aumento da produtividade e qualidade dos alimentos, e coordenar essa comunicação com todos os agentes das cadeias produtivas envolvidas. "Os produtores, juntamente com as empresas do setor, devem demonstrar e comunicar que podem produzir mais e com mais qualidade no mesmo espaço disponível. O agronegócio do Brasil vai continuar a crescer preservando o meio ambiente", afirma.

Todas essas ações têm uma variável comum: a necessidade de ampliação da profissionalização do setor de forma integral. Para Costa Neto, o histórico e o legado de práticas ilegais como a grilagem são maiores do que se pensa em algumas regiões do país onde está presente o agronegócio. "A gestão profissionalizada de propriedades rurais assegura produção de alimentos e preservação ambiental. Uma propriedade bem gerida é aliada das autoridades em ações de proteção e prevenção de incêndios como os que temos testemunhado em áreas nativas", diz.

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração e Economia Criativa. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em oito campi - quatro em São Paulo, dois no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo