Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Com a sistematização, produtor transforma a pior área para colheita em referência de alto rendimento

Em cinco anos, a agricultura de precisão transformou uma área de baixa produção em uma colheita de resultados surpreendentes.

A mecanização nas lavouras de cana-de-açúcar trouxe grandes progressos para o setor, principalmente nas questões socioambientais, e agregou novas ferramentas para o manejo da cultura. No entanto, o avanço das máquinas em campo também apresentou desafios, como compactação do solo, pisoteios e falhas, que diminuem a longevidade no canavial.

Para sanar esses problemas, uma dessas soluções é a sistematização, um conjunto de técnicas que traz melhorias significativas no sistema de produção, reduzindo custos e contribuindo com o aumento da produtividade. A Coopercitrus especializou-se nessas novas tecnologias e, por meio do serviço GeoCoopercitrus Vant oferece todo suporte para a sistematização de áreas.

Carlos Eduardo da Palma, engenheiro agrônomo e produtor de cana-de-açúcar há 21 anos, investiu na sistematização em uma área e se surpreendeu com o resultado. Com a mecanização na colheita, o cenário mudou e o modo de produção também, demandando novas estratégias para facilitar a operação das máquinas. Foi nesse momento que ele procurou a Coopercitrus em busca de uma solução.

"As colheitadeiras de cana reduziram o sufoco, mas os problemas no tráfego se tornaram frequentes. A gente já vislumbrava a necessidade de entrar com agricultura de precisão, mas não só o básico. Queríamos um projeto que englobasse tudo, a sulcação, as operações de colheita e de transbordo, para não ter mais pisoteio", afirma.

Em 2015, quando o produtor adquiriu uma nova propriedade, decidiu investir na sistematização em uma área de reforma. Na época, o coordenador de Serviços de Imagem da Coopercitrus, Paulo Compachiari, acompanhou a operação, e lembra que a área estava com uma das piores produtividades entre as fornecedoras da usina. "O Carlos Eduardo nos procurou relatando a situação da área. Entendemos as necessidades e definimos os parâmetros para o projeto de sistematização, para embasar as novas decisões a respeito dessa lavoura", explica.

Passo a passo da sistematização

O projeto começou com o GeoCoopercitrus Vant. Com ele, um Vant de alta tecnologia sobrevoou a área, captando imagens aéreas georreferenciadas. As imagens geradas foram processadas, dando origem a mapas de alto nível de detalhamento, com levantamentos planialtimétricos, classe e declividade, permitindo, inclusive, fazer a simulação do fluxo de enxurrada.

Com esses dados e entendendo todas as características do terreno, a equipe da Coopercitrus fez um projeto para definir o melhorar o sentido de plantio, para evitar a erosão e melhorar o aproveitamento da área. Também foram definidos os trajetos das máquinas, para reduzir a quantidade de manobras e evitar o pisoteio. Nas propriedades do agricultor, o GeoCoopercitrus Vant ainda foi usado no mapeamento de falhas do canavial.

O resultado superou as expectativas do produtor, que hoje colhe acima de 100 toneladas de cana por hectare. "É claro que São Pedro ajuda bastante, mas a gente conseguiu produtividade esse ano que nunca tivemos em toda a história. A gente teve a produtividade em cana de terceiro corte próxima ao que a gente teve em cana de primeiro corte. Isso já é um indicativo que nos deixa muito satisfeitos. Além disso, seja em área de 1º ou 5º corte, só tivemos produtividade acima de 100 TCH", enumera.

Dentre os ganhos, o produtor aponta a redução de mão de obra e de máquinas em campo. Se antes ele usava 4 colheitadeiras, agora ele realiza a operação com apenas 3 máquinas.

O coordenador de serviços de imagem da Coopercitrus complementa: "A propriedade do cooperado saiu do título de pior para a melhor área da usina. O Carlos Eduardo conheceu nossos serviços em um Simpósio de Tecnologia em 2015 e, em 2019, ele que foi apresentar um case de sucesso no evento, encorajando outros produtores a tecnificarem a sua produção", comemora Compachiari.

Facilitar a vida do produtor rural e promover impactos positivos na atividade agropecuária é um dos propósitos da Coopercitrus. Com um portfólio de produtos e serviços cada vez completo e com soluções integradas que beneficiam do pequeno ao grande produtor, a cooperativa segue cumprindo sua missão, contribuindo assim com o fortalecimento dos agricultores e com o desenvolvimento da agropecuária nacional.

"A Coopercitrus se diferencia, porque além de fornecer a tecnologia, ela dá o suporte e a orientação para toda a equipe entender e colher os resultados das soluções. Para mim, não existe alguém que ofereça a estrutura e os resultados como a Coopercitrus", reconhece o cooperado.

Todos esses serviços podem ser solicitados pelo aplicativo Campo Digital disponível para cooperados da Coopercitrus por celulares com os sistemas Android e IOS. Basta acessar a loja de aplicativos, digitar Coopercitrus Campo Digital, realizar a instalação, e criar um usuário e senha. Pelo computador, basta digitar campodigital.coopercitrus.com.br no navegador, criar um usuário e senha, e acessar todas as funções da plataforma.

O que é Vant?

Vant é a sigla para Veículo Aéreo Não Tripulado. Também conhecido como Aeronave Remotamente Pilotada (ARP) ou apenas drone, que é uma aeronave que não necessita de piloto embarcado e controlado à distância. Com alta tecnologia embarcada, o GeoCoopercitrus Vant faz o serviço de sensoriamento remoto em propriedade rurais, para identificar falhas nos canaviais e fazer a sistematização das lavouras.

Sobre a Coopercitrus

A Coopercitrus - Cooperativa de Produtores Rurais, fundada em 1976 em Bebedouro, SP, é hoje a maior cooperativa paulista e uma das maiores do Brasil no fornecimento de insumos, máquinas, implementos e assistência. Com aproximadamente 37 mil associados, com unidades de negócios em mais de 60 municípios, nos estados de São Paulo, Goiás e Minas Gerais.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo