Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Percepção, verdade e interesses

*Por Ciro Rosolem, vice-Presidente de Comunicação do Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) e Professor Titular da Faculdade de Ciências Agrícolas da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (FCA/Unesp Botucatu)

Já recebi piadas pelo WhatsApp eliminando o ano de 2020, dizendo que não teria servido para nada! Não concordo. O ano começou com esperança e alta expectativa, mas...

Apesar do desempenho maravilhoso do setor agrícola, o ano tem sido emocionante, para o bem e para o mal. Começou lá atrás, com a aprovação do Acordo de Comércio Europa-Mercosul.

Sabíamos que não seria fácil. Bom, e o que tem a ver? Tem a ver que todo barulho que os europeus vêm fazendo, liderados por França e Alemanha, que culminou com carta ao nosso Vice-Presidente cobrando “ações reais imediatas” contra o desmatamento, com ameaça de pararem com investimentos no Brasil e compras de nossos produtos, no fundo no fundo, não se refere a ambiente. Refere-se à proteção dos produtores rurais deles, altamente subsidiados, e fortes lobistas. Essa é a verdade, ou pelo menos, boa parte dela. Mas, quem liga para verdade?

Numa perspectiva histórica, considerando-se o clima e onde o desmatamento e o fogo na Amazônia estão ocorrendo, o panorama não é tão grave quanto aparece nas fotos de jornais. Tivemos então o azar de um ano extremamente seco, com temperaturas acima do normal. E então o fogo. Inclusive no Pantanal. Por incrível que pareça, em alguns locais a preservação ambiental vem alimentando os incêndios. Sim, a preservação resulta em maior massa vegetal que, seca, é excelente combustível. Morrem animais silvestres, e morre o gado, isso sim uma tragédia. Então o atual governo diz que o “desmonte” da fiscalização vem do desgoverno anterior, e os adeptos do governo anterior inundam as mídias denunciando o desgoverno atual. Na verdade, nem tanto cá, nem tanto lá.

Talvez tudo isso nos sirva de lição, aprendizado para o futuro. O jogo econômico é pesado, mas não é prático só se lamentar e dizer que fizemos quase tudo direito, que temos a legislação ambiental mais restritiva do mundo, que preservamos mais florestas que todos. De novo, verdade. Mas, quem se preocupa com a verdade?

Como se trata de percepções, política e uso sem critério de informações parciais, o jogo é muito complexo. Precisamos de um time que, primeiro estabeleça uma defesa forte, e depois estruture um ataque eficaz. Me parece um bom começo a união de organizações ambientalistas e representantes do agronegócio na Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura, que acaba de fazer recomendações consensuais ao governo. Trata-se agora de seguir suas recomendações, e alardear pelo mundo sua existência e atitudes.

O setor produtivo está ciente e atento. Mas as forças opostas são poderosas, e “pega bem pôr a culpa nos outros”. Vai ser muito difícil, mas é um começo. Então, há um jogo da verdade, mas há um jogo político e econômico. Ambos precisam ser bem jogados. Precisamos agora que nossos ministérios falem a mesma língua, ao contrário do que ocorreu recentemente quando a área diplomática defendeu a extensão da importação de etanol dos Estados Unidos contra a posição da Agricultura, enquanto nossos estoques estão muito altos. Mas, isso é assunto para outra hora.

Sobre o CCAS

O Conselho Científico Agro Sustentável (CCAS) é uma organização da Sociedade Civil, criada em 15 de abril de 2011, com domicilio, sede e foro no município de São Paulo-SP, com o objetivo precípuo de discutir temas relacionados à sustentabilidade da agricultura e se posicionar, de maneira clara, sobre o assunto.

O CCAS é uma entidade privada, de natureza associativa, sem fins econômicos, pautando suas ações na imparcialidade, ética e transparência, sempre valorizando o conhecimento científico.

Os associados do CCAS são profissionais de diferentes formações e áreas de atuação, tanto na área pública quanto privada, que comungam o objetivo comum de pugnar pela sustentabilidade da agricultura brasileira. São profissionais que se destacam por suas atividades técnico-científicas e que se dispõem a apresentar fatos concretos, lastreados em verdades científicas, para comprovar a sustentabilidade das atividades agrícolas.

A agricultura, apesar da sua importância fundamental para o país e para cada cidadão, tem sua reputação e imagem em construção, alternando percepções positivas e negativas, não condizentes com a realidade. É preciso que professores, pesquisadores e especialistas no tema apresentem e discutam suas teses, estudos e opiniões, para melhor informação da sociedade. É importante que todo o conhecimento acumulado nas Universidades e Instituições de Pesquisa seja colocado à disposição da população, para que a realidade da agricultura, em especial seu caráter de sustentabilidade, transpareça. Mais informações no website: http://agriculturasustentavel.org.br/. Acompanhe também o CCAS no Facebook: http://www.facebook.com/agriculturasustentavel.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo