Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Impacto da qualidade do sêmen sobre a fertilidade a campo em bovinos

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Larissa Albuquerque
  • Adicionar comentario
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Impacto da qualidade do sêmen sobre a fertilidade a campo em bovinos

A qualidade e a fertilidade de um sêmen são pontos cruciais no planejamento reprodutivo das fazendas. A fertilização envolve um processo complexo e requer muitos atributos espermáticos para seu sucesso. Ainda há uma grande variação no sêmen de diferentes touros e partidas, o que causa uma oscilação no potencial de fertilidade. O sêmen bovino pode ser considerado qualitativamente viável e potencialmente fértil quando apresenta bons indicadores de qualidade nas análises laboratoriais, garantindo os melhores resultados na inseminação artificial.

Com o aumento do uso da inseminação artificial em tempo fixo, os desafios ficaram ainda maiores devido a pressão de seleção no controle de qualidade do sêmen congelado – tendo nas avaliações laboratoriais, o processo que permite definir a qualidade das amostras. Segundo Neimar Correa Severo, Gerente de Produção da Alta, a empresa possui os mais modernos equipamentos de avaliação de sêmen e conta com uma equipe de técnicos qualificada para interpretação dos resultados.

“Inicialmente, avaliamos o peso do ejaculado recém colhido através da balança analítica; em seguida, a concentração de espermatozoides é feita pela tecnologia NucleoCounter® SP100™, que permite uma avaliação precisa da quantidade de células, evitando-se, assim, a análise subjetiva; depois, a morfologia espermática é checada por meio de ótimos microscópios, que permitem uma avaliação diferenciada das amostras; por fim, o controle final do sêmen é realizado através de técnicas precisas que avaliam a qualidade dos espermatozoides pós-congelamento, como a integridade das membranas e a motilidade total da amostra.

Além de todo o processo de análise laboratorial, a Central possui um programa de fertilidade de sêmen que identifica com precisão touros com as melhores taxas de concepção, por análise detalhada de informações de prenhez à campo. O Concept Plus apresenta respostas concretas sobre a variação de concepção de touros no campo, que não são explicadas pelas análises laboratoriais, acabando com as especulações que são cultivadas no mercado de Inseminação Artificial. A bioestatística do projeto é única e altamente eficiente, pois trabalha excluindo outros efeitos que interferem na fertilidade no campo, tais como escore corporal, inseminador, partida de sêmen e raça da matriz, e isolando a contribuição do touro sobre a taxa de concepção. Atualmente, a quantidade de informações recebidas anualmente torna o programa extremamente robusto, aumentando ao máximo acurácia das informações geradas e a exatidão dos touros identificados.

Ele ainda ressalta que além de toda essa cautela no controle de qualidade inicial e final do sêmen congelado, que carrega a genética dos melhores reprodutores melhoradores, a Alta também redobra os cuidados sanitários dos doadores de sêmen para que eles não transmitam doenças infectocontagiosas aos rebanhos usuários dessa genética. Por isso, é necessário o controle de doenças venéreas, como a campilobacteriose e a tricomonose, e doenças importantes nos rebanhos, como brucelose, diarreia viral bovina e tuberculose.

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 60 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo