Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Agronomia além do campo

Neste Dia Mundial do Engenheiro Agrônomo, profissional destaca que eles podem atuar também nas cidades e não apenas em fazendas. Seu trabalho é responsável pela qualidade das áreas verdes urbanas, que repercutem na saúde dos moradores

Um estudo divulgado pela Universidade de São Paulo aponta uma relação positiva entre vegetação e saúde. Quanto mais verde tem uma região, cai em 20% as chances de morte não-acidental, principalmente câncer e doenças respiratórias. O resultado coloca em evidência a necessidade de se cuidar das áreas verdes urbanas, desde as pequenas reservas, aos parques e jardins. Nessa hora, entra em cena o engenheiro agrônomo, cuja área de atuação não se restringe ao campo.

O profissional celebra o Dia Mundial do Engenheiro Agrônomo no domingo, 13 de setembro. De acordo com o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), no Brasil existem 108.981 engenheiros agrônomos registrados. No Estado de Goiás são atualmente 11.729 profissionais com o registro ativo no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-GO).

O engenheiro agrônomo Elton Carlos Gonçalves desempenha sua atividade na área urbana de Goiânia, dentro do condomínio horizontal Aldeia do Vale. Lá, ele atua como supervisor técnico do Núcleo de Paisagismo e Meio Ambiente da Associação dos Amigos do Residencial Aldeia do Vale (Saalva), sendo responsável por toda as atividades de manejo das áreas verdes de uso comum - áreas de lazer, canteiros centrais de avenidas e alamedas, portarias - além de orientação técnica aos moradores sobre seus jardins.

“Do mesmo jeito que temos de cuidar da terra voltada para a produção de alimentos, temos de cuidar da terra para que nela floresça plantas vistosas e bonitas, tão necessárias para humanizar as cidades e garantir nossa qualidade de vida”, comenta ele. No Aldeia do Vale Elton coordena uma equipe de 21 pessoas, as quais cuidam dos 1.500.000 m² de área verde e dos 18 lagos do condomínio horizontal.

Diversos segmentos

O engenheiro agrônomo é um exemplo de atuação em diversas áreas que a profissão permite trabalhar. “Trabalhei na Secretaria de Meio Ambiente de Guarulhos (SP) com manejo de áreas verdes urbanas, onde desenvolvia atividades com arborização urbana (plantios, podas, remoções e transplantes de árvores), educação ambiental, paisagismo e formação profissional de jovens e adultos como instrutor. Depois fui trabalhar na capital em uma das maiores empresas de paisagismo do país. Em 2014 recebi uma proposta de trabalho irrecusável de uma multinacional alemã para trabalhar em Trindade, onde atuei até 2018 como pesquisador de campo, mas sempre levei comigo o amor pelo manejo de áreas verdes urbanas e paisagismo. Foi então que decidi voltar a atuar nesta área novamente e surgiu a vaga no Aldeia do Vale”.

Ele avalia que a capital goiana tem um mercado de trabalho muito promissor na área, mas a concorrência é grande. “Por isto a especialização e experiência são importantíssimas”, diz. Para quem pensa em se tornar agrônomo, Elton orienta. “A dica principal é sempre fazer o que gosta e nunca pensar somente no dinheiro, pois sendo um bom profissional, procurando se reciclar com especializações, o sucesso é garantido. Apesar do agronegócio ser forte em nosso país, temos que nos atentar também para as pessoas e com a área ambiental, com seus recursos naturais como a água, o solo e as florestas”, ressalta sobre a profissão.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo