Brasil,

O Papel do Clorito de Sódio na Indústria Sucroalcooleira

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fabiana Cardoso
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

O produto oferece 5% a mais de rendimento do etanol e apresenta sete vezes menos custos com insumos por m³ de álcool produzido em comparação aos métodos convencionais

O setor sucroalcooleiro é a área da agroindústria responsável pela produção de cana-de-açúcar, açúcar e álcool, além de outros derivados, como por exemplo o etanol. O Brasil é um dos maiores produtores do complexo e exportadores de açúcar e de biocombustíveis. A fabricação destes produtos requer conhecimentos específicos sobre plantio, colheita e tratamento da cana-de-açúcar, sobre os processos de transformação da matéria-prima, manejo, tratamento de resíduos e sanitização.

De olho nessas necessidades, a BioE, unidade de negócio do Grupo Sabará, que atua na criação de soluções para aumentar a eficiência de forma global em diversos segmentos industriais, oferece para o mercado sucroalcooleiro o Clorito de Sódio, matéria-prima fundamental para a geração de Dióxido de Cloro (Diox®), produto aplicado no controle de infecção bacteriana e substituição total ou parcial do ácido sulfúrico nos processos de fermentação, diminuindo perdas e o transbordamento da dorna de fermentação, e aumentando a solubilidade dos sais.

O produto oferece ainda 5% a mais de rendimento do etanol, devido ao favorecimento da ação exclusiva das leveduras pelo Diox®, a partir do quinto ciclo de fermentação, segundo a consultoria independente Fermentec; e apresenta sete vezes menos custos com insumos por m³ de álcool produzido em comparação aos métodos convencionais, pois pode ser aplicado em menores dosagens e é fabricado in loco. Em termos de sustentabilidade, o Diox® não gera residual e evita bioacumulação em rios e lençóis freáticos pela manutenção de equipamento. Por não estarem contaminados por antibióticos, as leveduras excedentes podem ser comercializadas no Brasil ou mesmo em mercados externos.

Isso é possível graças à planta de Clorito de Sódio em Santa Bárbara d'Oeste, em São Paulo, inaugurada em 2019, que se tornou uma conquista inovadora que transformou o Grupo no único fabricante de Clorito de Sódio da América Latina. A fábrica oferece processos 100% automatizados, com maquinários da mais alta tecnologia, a fim de entregar a máxima segurança, produtividade e rendimento que aumentam a eficiência de seus clientes de forma global. Além disso, para garantir a proteção do meio ambiente, toda energia utilizada no processo de fabricação é obtida por meio de fontes renováveis do mercado livre de energia.

Outras vantagens no uso do dióxido de cloro (Diox®) no tratamento de água fundamental aos processos industrias como o sucroalcooleiro

Ação biocida mais rápida
Os micro-organismos não criam resistência ao produto
Não forma trihalometanos (THMs)
Ambientalmente seguro, não reage com compostos orgânicos para formar subprodutos ecotóxicos e bioacumulativos
Eficaz em baixas concentrações
Excelente neutralizador de odor
Muito eficaz sobre o biofilme e o controle de algas

Além do segmento sucroalcooleiro o Clorito de Sódio também tem papel fundamental no tratamento e desinfecção de água, no combate a incrustações em equipamentos industriais, no processamento de couro, na indústria do papel e na indústria têxtil.

Sobre a BioE

A BioE é a unidade de negócio do Grupo Sabará que atua em segmentos industriais tais como sucroalcooleiro, nas indústrias de bebidas, mercado de energia, couro, têxtil, papel e celulose, entre outros. Seus negócios estão direcionados à criação de soluções que aumentem a eficiência de seus clientes de forma global. Para isso, conta com sistemas altamente seguros e técnicos capacitados para realizar a instalação, manutenção e auxiliar na aplicação dos produtos. Em seu portfólio, estão soluções que auxiliam em todas as etapas do processo produtivo, como a adequação da água utilizada em bebidas, fator considerado determinante para garantir a qualidade do produto final.

Sobre o Grupo Sabará

O Grupo Sabará, com mais de 60 anos de história, é genuinamente brasileiro e reconhecido pela sua capacidade de inovação e adaptação. Por meio de seus vários ramos de atividade, o Grupo Sabará atua em todo o território nacional e possui distribuição em mais de 40 países ao redor do mundo. É especializado no desenvolvimento de tecnologias, soluções e matérias-primas de alta performance, voltadas aos mercados de tratamento de águas, cosméticos, nutrição e saúde animal e às indústrias de alimentos e bebidas.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar