Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Embrapa e instituições francesas pesquisam sustentabilidade da macieira

Macieras do Sul - Credito - Gilmar Nachtigall Macieras do Sul - Credito - Gilmar Nachtigall

Desvendar o complexo processo de dormência e genética do florescimento da macieira e trabalhar na fronteira do conhecimento é o foco do acordo de cooperação técnica assinado entre o chefe-geral da Embrapa Uva e Vinho, José Fernando Protas, e os presidentes de duas importantes instituições da França: o Instituto Nacional de Pesquisa para Agricultura, Alimentação e Meio Ambiente (INRAE), Phillipe Mauguin, e do Instituto Nacional de Estudos Superiores Agronômicos de Montpellier (Montpellier SupAgro), Anne-Lucie Wack.

O ato é mais um instrumento que reforça a parceria entre as equipes da Embrapa e das instituições francesas no projeto DormAp (SEG 12.15.12.001.00.00) e no memorando de entendimento celebrado em maio de 2018. O acordo, chamado de LIA (Laboratoire International Associé), poderá abrir portas para outros projetos e colaborações entre as três organizações, sob a liderança dos pesquisadores Luís Fernando Revers (Embrapa) e Evelyne Costes (INRAE).

“O acordo possibilitará a união de esforços para captação de financiamento para projetos de pesquisa em editais brasileiros e europeus, assim como troca de experiências, conhecimento, métodos e estratégias de experimentos com abordagens genéticas e moleculares”, explica Revers. O principal objetivo da parceria é gerar tecnologias visando a contribuir para a garantia da sustentabilidade da cultura da macieira no cenário de mudanças climáticas globais.

Articulação do Labex Europa

Segundo o coordenador do Labex Europa, Vinícius Guimarães, a assinatura da parceria reforça o histórico de cooperação, especialmente com o INRAE, cuja estrutura mais se assemelha à da Embrapa. “A presença do Labex na França tem contribuído muito com esse fortalecimento”, disse. Na cooperação para o LIA, Guimarães lembra que as equipes já estavam em contato quando o Labex Europa foi acionado para contribuir com as tratativas que resultaram na assinatura do acordo.

“Havia exigências a serem cumpridas por parte das instituições e, apesar de não haver previsão de recursos, o acordo de cooperação estabelece objetivos comuns para o estudo da cultura da macieira e principalmente explicita a busca por fontes de financiamento pelas instituições envolvidas”, comentou. Para o coordenador do Labex, o compromisso de todos na busca de financiamento vai ampliar as possibilidades de sucesso. “Poderemos investir em várias frentes em diferentes países”.

O INRAE

O INRAE nasceu em 1º de janeiro de 2020, resultado da fusão entre o Instituto Nacional de Pesquisas Agronômicas (INRA) e o Instituto Nacional de Pesquisa em Ciência e Tecnologia para o Meio Ambiente e a Agricultura (IRSTEA).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo