Brasil,

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Sheila Diez
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Higienização dos ovos em tempos de pandemia

Ovos produzidos pela Katayama Alimentos são submetidos a um rigoroso processo de limpeza e desinfecção para exterminar fungos, vírus e bactérias

O Brasil é um dos maiores produtores de ovos do mundo e em função desse alimento estar presente no dia a dia da mesa do consumidor, é fundamental haver um controle contínuo e rigoroso no processo de produção, com técnicas avançadas de higienização, a fim de garantir sua qualidade física, química e microbiológica.

Manuseio e preparo corretos

Depois de adquirir os ovos de boa procedência, alguns cuidados precisam ser tomados para armazená-los e manter sua integridade física e qualidade nutricional.

Os ovos devem ser guardados em recipientes adequados, nas prateleiras da parte interna da geladeira; ou seja, recomenda-se evitar armazená-los na porta, onde podem sofrer maior variação de temperatura e risco de quebra.

Também deve-se evitar contato com qualquer outro alimento que possa contaminar a casca, como carnes e outros produtos crus.

Mesmo com a pandemia e os cuidados adicionais que muitas pessoas têm tido com relação à higienização dos alimentos, não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. A lavagem prematura pode causar contaminação na sua parte interna devido à porosidade da casca e com isso aumentar as chances de contaminação. “Na indústria, eles são lavados com água potável com cloro a uma temperatura adequada ao redor de 45°C, para que o conteúdo do ovo se expanda e empurre a sujeira e os contaminantes para longe dos poros da casca”, explica Camila Cuencas, Gestora de Operações Industriais da Katayama Alimentos.

Também não é recomendada a lavagem dos ovos por imersão, pois aumenta as chances de contaminação do meio interno devido à porosidade do revestimento da casca. Mas, é importante sim lavar com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto.

De preferência, não consuma ovos crus ou mal cozidos. Nas receitas que indicam ovos crus, procure escolher ovos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que estejam bem frescos e com a casca intacta.

Controle rigoroso

No intuito de prevenir, controlar e limitar a exposição das aves poedeiras a agentes causadores de doenças, garantindo o bem-estar animal e a segurança de alimentos fornecidos ao consumidor, a Katayama Alimentos segue um rígido programa de biosseguridade.

Os ovos da indústria avícola são produzidos sem qualquer contato manual e passam por um moderno sistema de limpeza e desinfecção, onde são lavados e higienizados um a um, além de passarem por uma câmara onde recebem um banho de luz ultravioleta que elimina fungos e bactérias nocivas à saúde. Ainda neste processo de lavagem e higienização, os ovos com microfissuras são excluídos, para evitar riscos de contaminação.

Perfil Katayama Alimentos

A Katayama Alimentos está entre as maiores indústrias avícolas do país e já trilhou quase 80 anos de história. Com uma estrutura moderna, automatizada, habilitada para exportação, inclusive para o exigente mercado japonês, e um rigoroso sistema de biosseguridade, mantém, desde 2013, todas as aves livres de antibióticos. Como resultado desse processo, em 2019 recebeu o “Certificado Ovos Livres de Antibióticos” pela Certificadora WQS – A QIMA Group Company.

Produz ovos brancos, vermelhos, enriquecidos, de codorna, líquidos pasteurizados e ovos desidratados, mantendo todos os lotes rastreáveis, além de oferecer também ovos caipiras. A previsão para 2020 é de 1 bilhão de ovos, com perspectiva de crescimento de 40% para este ano e de 15% para 2021. Essa produção está concentrada em uma área de 725 hectares, localizada na cidade de Guararapes, Estado de São Paulo, e conta com 370 colaboradores, que cuidam atentamente de quase 4 milhões de aves em recria e postura.

O sistema de produção da Katayama Alimentos, um dos mais modernos da América Latina, é totalmente integrado, com tecnologia de ponta na higienização, seleção, classificação e processamento de ovos e instalações aviárias, onde é mantida de forma padronizada as condições ideais de isolamento sanitário, conforto térmico, alimentação e bem-estar das aves. A indústria possui o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e é auditada no programa IFS Global Markets Food, que atesta a conformidade em relação à integridade e segurança de alimentos processados para o varejo, além de possuir a Certificação Halal, que atribui segurança e qualidade a serviços e produtos em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

A Katayama Alimentos faz parte do Grupo Katayama, que também atua nos segmentos de pecuária e fertilizantes orgânicos.

Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:

Security code Atualizar