Brasil,

Alta divulga lista de touros com alta fertilidade

Alta divulga lista de touros com alta fertilidade

Programa Concept Plus identifica reprodutores com fertilidade até 7% maior do que a média do mercado

A Alta, empresa de melhoramento genético bovino, divulgou recentemente a lista de touros Concept Plus. Este ano, o programa recebeu mais de 1,9 milhão de dados de todo o país, o que representa um aumento de 56% em relação ao número do ano anterior. Segundo Manoel Francisco de Sá Filho, Gerente de Programas Especiais Corte da Alta, a lista contempla cerca de 157 touros, que contêm no mínimo 500 informações em mais de 5 rebanhos diferentes, e apresentam de 5 a 7 pontos percentuais a mais na taxa de prenhez à campo.

O programa é responsável por identificar os animais com melhor fertilidade no campo e desempenho acima da média em programas de IATF. Os touros são classificados após um processo que passa por coleta de dados no campo, filtro de qualidade e análise bioestatística para a apresentação dos índices de fertilidade. O Concept Plus possui diferenciais muito importantes, entre eles a abrangência, com fazendas distribuídas nas mais diferentes regiões, incluindo 19 estados brasileiros e 4 países (Argentina, Bolívia, Paraguai e Uruguai), e a consistência dos resultados, que faz com que todo dado recebido seja coletado e apurado por uma equipe de técnicos especializados e com grande experiência na realização da IATF.

“A quantidade de informações recebidas anualmente torna o programa extremamente robusto, aumentando ao máximo acurácia das informações geradas e a exatidão dos touros identificados. Hoje, o programa possui um banco de dados com mais de 6 milhões de diagnósticos de gestação”, analisa. Um outro destaque é a base de dados móveis, onde são utilizados apenas os dados das últimas duas estações reprodutivas, garantindo a realidade atual dos touros, e sendo possível identificar rapidamente qualquer alteração de fertilidade nos indivíduos. Assim, os touros que apresentam desempenho abaixo da média têm suas vendas canceladas. Outra característica é o processo de análise bioestatística, único no mercado mundial, por apresentar precisão em isolar a contribuição do touro na determinação da taxa de prenhez.

De acordo com Sá Filho, touros de alta fertilidade são essenciais para melhorar a eficiência reprodutiva, uma vez que as taxas de natalidade e desmame são reconhecidas como os principais indicadores para mensurar essa ação. Entre os touros da lista Concept Plus 2020 é possível destacar na raça Nelore, o REM Galo e o REM Garantido, ambos filhos dos mesmos touros (REM ESPIAO 007 X REM ARMADOR), e no grupo genético Taurino, o Emblema (O C C Embalazon 854E X Basin Rainmaker 654X) e o Diferente (S A V Resource 1441 X Taisa 5483 Head But).“Ser transparente é essencial, afinal queremos que nossos clientes utilizem reprodutores que vão apresentar seguramente um resultado melhor e que isso se torne uma vantagem e economia para eles”, afirma. É fundamental ressaltar que o programa reduz o custo da inseminação artificial e aumenta o número de bezerros nascidos, garantindo maior produtividade e rentabilidade.

Sobre a Alta Genetics

A Alta Genetics é líder no mercado de melhoramento genético bovino do mundo. Com matriz localizada em Calgary, no Canadá, atua em mais de 60 países com nove centrais de coleta: Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China. Com 20 anos de história no Brasil, a empresa está sediada na cidade de Uberaba/MG, e tem como missão orientar pecuaristas sobre a melhor maneira de usar a genética aliada ao manejo, nutrição, ambiente, gestão e todos os processos para garantir um animal com todo o seu potencial genético. O compromisso da Alta é criar valor, entregar o melhor resultado e construir confiança com seus clientes e parceiros, em busca do desenvolvimento da pecuária.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo