Brasil,

Arames mais grossos nem sempre são mais resistentes, alerta analista da Belgo Bekaert

Danilo Moreira explica que arames opacos são mais resistentes à ferrugem, ao contrário do que acreditam muitos produtores rurais

O cercamento eficaz é essencial para garantir a segurança, o bem-estar e o manejo de animais em propriedades rurais. Por isso, o criador – e também o agricultor – precisa estar atento a mitos e fatos que envolvem esse assunto. Uma das principais máximas é a de que "cercas de arame mais grosso são também mais resistentes". Será que isso é verdade?

De acordo com Danilo Moreira, analista de mercado agro da Belgo Bekaert – empresa líder referência no mercado brasileiro de arames – esse é um mito. "A resistência do arame não está atrelada à grossura. Isso significa que nem sempre o arame mais grosso é o mais resistente. Na verdade, a resistência tem relação direta com o teor carbono presente no arame", diz.

Os arames de aço são compostos basicamente por três elementos químicos: o manganês, o ferro e o carbono. Segundo o especialista, é o carbono que dará estrutura à matéria. "O carbono é o elemento mais importante, sendo determinante das propriedades mecânicas do aço. Quanto maior o teor de carbono do aço, maior é sua dureza", explica Moreira. "Contudo, a escolha do arame deve se basear antes de tudo na necessidade de cada fazenda."

Como exemplo, o analista aponta dois produtos da linha Belgo: o mais vendido do mundo, Motto, com 1,6 mm; e Varjão, com 2 mm e muito utilizado no Centro-Oeste e no Sudeste do Brasil. "Mesmo com arame mais 'fino', Motto suporta uma carga de 350 kgf sobre si, enquanto Varjão aguenta 250 kgf, ou seja, 100 kgf a menos. Dessa forma, a indicação de uso deve ser avaliada com cuidado antes da instalação das cercas", detalha.

Outro falso conceito popular relativo aos arames é que, quanto maior o brilho, maior também a proteção contra ferrugem. "A ferrugem é causada pela ação da água e do oxigênio. Para proteger o ferro dessa oxidação, nós utilizamos o zinco, que tem como característica a opacidade. O alto teor desse elemento faz com que o arame fique naturalmente escuro", alerta Moreira.

O arame farpado Belgo Motto conta com camada tripla de zinco e torções alternadas, com distância entre as farpadas de 125 mm. "Esse produto é indicado tanto para construção de cercas rurais não apenas em terrenos acidentados, mas para áreas litorâneas e alagadiças, sendo sinônimo de resistência e durabilidade na contenção de animais", salienta o analista.

Já a linha de arame farpado Belgo Varjão contém camada leve de zinco e torções contínuas, com distância entre as farpadas de 125 mm. "Com maior maleabilidade, tem fácil manuseio na instalação, sendo um dos mais indicados produtos para terrenos acidentados em áreas mais secas, garantindo a eficácia do cercamento e a sustentabilidade do produtor" finaliza.

Sobre a Belgo Bekaert

Líder e referência no mercado brasileiro de fabricação de arames, a Belgo Bekaert tem mais de 20 anos de história, tendo como pilares a tecnologia de ponta, a alta qualidade, a evolução constante e a confiabilidade. A empresa oferece produtos, entre outros segmentos, para o agronegócio e a construção civil, além de indústrias automotivas e petrolíferas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo