Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Má qualidade da água afeta o desenvolvimento e a produtividade das bezerras

Auster-bezerra-bebendo-água-Má-qualidade-da-água-afeta-o-desenvolvimento-e-a-produtividade-das-bezerras-foto-divulgação Auster-bezerra-bebendo-água-Má-qualidade-da-água-afeta-o-desenvolvimento-e-a-produtividade-das-bezerras-foto-divulgação

A água é um insumo fundamental para qualquer espécie animal. Tão importante quanto a própria substância está sua qualidade que, muitas vezes, é negligenciada. “No caso de bezerras, a oferta de água de qualidade inferior pode reduzir em 31% o consumo de concentrado e em até 38% o ganho de peso, além de afetar a ingestão de sucedâneo”, explica o médico veterinário João Francisco Vargas, representante técnico de vendas da Auster Nutrição Animal.

“A água é essencial para o desenvolvimento ruminal, já que a microbiota do rúmen se desenvolve em meio aquoso e, enquanto o leite toma o caminho do abomaso, a água flui para o rúmen. Com isso, a água fornecida às bezerras pode afetar o desenvolvimento do rúmen e o estabelecimento da sua microbiota, alterando seu pH e a passagem dos alimentos, fazendo com que a vaca não desenvolva todo seu potencial produtivo”, elucida Vargas.

A queda da produtividade dos animais é apenas um dos problemas da oferta de água de qualidade inadequada. Está aberta, também, a porta para o aparecimento de infecções, já que os sistemas de fornecimento de água sofrem a ação de biofilme microbiológico e orgânico.

João Francisco Vargas explica que a água contribui com 80% do peso vivo das bezerras e até 70% das vacas. “Com isso, qualquer perda de água, seja por baixo consumo ou diarreia, pode ocasionar desidratação de forma rápida nas bezerras. Ainda temos de considerar que, nesta fase, o sistema imunológico dos animais não está totalmente desenvolvido, tornando-os mais suscetíveis a infecções”, afirma o especialista da Auster.

Entre os principais contaminantes orgânicos da água estão E. coli, coliformes fecais, bactérias heterotróficas e bactérias termotolerantes, que estão agregados ao biofilme que se forma no sistema de fornecimento de água, sendo todos causadores de quadros de diarreias que, quando ocorrem na fase de aleitamento, podem levar à desidratação, perda de desenvolvimento e até óbito. “Já as bezerras que se recuperam desses quadros diarreicos têm seu desenvolvimento atrasado e não atingirão mais seu potencial genético total”.

João Francisco Vargas informa que a água deve ser ofertada para livre demanda desde o primeiro dia de vida, devendo ser “visualmente límpido, sem sólidos parcialmente dissolvidos (restos de comida). Recomenda-se que a água tenha pH entre 6 e 8,4 e, no máximo, 0,1 coliformes fecais totais por 100ml e 1.000 bactérias totais por 100ml”.

Para evitar tais prejuízos à saúde e ao normal desenvolvimento das bezerras, a Auster Nutrição Animal oferece Hydrocare, solução de peróxido de hidrogênio que remove o biofilme do sistema de fornecimento de água e desinfeta sem alterar o seu gosto, mantendo o sistema limpo por um ano, sanitizando a água, diminuindo os desafios sanitários para as bezerras e colaborando na diluição de sucedâneos lácteos.

Para obter a máxima performance das fêmeas jovens, a Auster também conta com a linha Nattimilk de sucedâneos lácteos de alto valor biológico, com todo os nutrientes necessários para o desmame completo e eficiente. A linha Nattimilk é composta por matérias-primas de alto valor biológico, constituídas por vitaminas do complexo A, D, E, complexo B, lisina, metionina e flavomicina, e conta com ingredientes que melhoram a saúde intestinal e o desenvolvimento ruminal das bezerras. A linha Nattimilk proporciona aumento no ganho de peso, melhor sanidade, redução da idade ao primeiro parto, receita adicional com venda de leite e maior produção de leite na vida produtiva.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo