Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Fertiláqua esclarece as diferenças entre manejo fisiológico e manejo nutricional

Fertiláqua esclarece as diferenças entre manejo fisiológico e manejo nutricional

A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, realizou durante os últimos meses transmissões online com representantes do seu corpo técnico para debater principais pontos da agricultura e auxiliar os produtores com dicas e orientações que, até então, eram dadas no campo.

Uma das Lives “DM em Campo” trouxe como tema principal: Manejo fisiológico x Manejo nutricional. Participaram do encontro os especialistas Fernando Bacilieri e Elton Hizuka e a mediação foi feita pelo gerente de desenvolvimento da Fertiláqua, Deyvid Bueno.

Abrindo a discussão, Elton Hizuka, coordenador de desenvolvimento de mercado da Fertiláqua, explicou a diferença entre os dois manejos: o nutricional trata da parte de fornecimento de elementos necessários e o fisiológico aborda as ferramentas de como fazer a planta “funcionar” melhor.

O consultor Fernando Bacilieri esclareceu que o manejo de nutrição começa por meio do monitoramento e levantamento nutricional necessário para cada cultura. Define-se a produtividade esperada, observam-se os níveis de elementos no solo e o que deve ser feito para atingir o objetivo traçado. “São 17 elementos que as plantas utilizam. Três deles – carbono, hidrogênio e oxigênio – são obtidos naturalmente e os 14 são de nossa responsabilidade fornecer”.

Para atingir o máximo potencial, a aplicação de produtos bioestimulantes para melhorar o funcionamento da planta se faz necessária. “O manejo fisiológico tem alguns desafios principais: entender que em cada etapa de desenvolvimento, a planta tem uma necessidade especifica; no estabelecimento inicial, por exemplo, o objetivo é formar raiz, estruturar a planta. No vegetativo, há algumas etapas criticas como fixação de flores e enchimento de grãos. Precisamos entender qual processo a planta está realizando e como podemos favorecê-lo”, afirma Bacilieri.

Segundo Hizuka, para trabalhar os dois manejos em conjunto é preciso ter primeiro a nutrição balanceada, para que a planta tenha os nutrientes para crescer e se desenvolver. A partir daí, trabalha-se com outras ferramentas, como os bioestimulantes que são substâncias que favorecem a planta, melhorando suas características fisiológicas e nutricionais, da germinação ao enchimento de grãos, para obter melhor performance. “Com uma base bem nutrida, a planta fica mais forte e vigorosa. Assim é possível estimulá-la para entregar mais produtividade”.

No entanto, Bacilieri destaca que é fundamental saber o objetivo da aplicação que será feita. “Existem diversas ferramentas. Se o desejo é estimular enraizamento é uma aplicação, se é para atenuar estresses é outra específica. Entendendo o objetivo é que será definido o que utilizar, quanto e quando aplicar e o que se espera desse manejo”.

O profissional ainda alerta que cada cultura tem sua exigência específica. “Na soja RR, tem a necessidade do manganês, para dar mais dureza à folha. O produtor quer economizar não aplicando manganês ou diminuindo a quantidade, e na prática vê uma planta deficiente e mais suscetível a ataque de pragas e doenças. Já no algodão, o boro é o segundo micronutriente exigido. A suplementação foliar e estimulante e favorece o desenvolvimento da raiz e a parte aérea”, comenta.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo