Brasil,

Seleção de profissionais no agro gera oportunidades mesmo em meio à crise

Segundo dados recentes divulgados pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea/Esalq-USP) em parceria com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) o PIB do agronegócio cresceu pelo quarto mês seguido, mesmo com alguns impactos caudados pela crise. O aumento teve um registro de 0,36%. Esse desempenho reflete também na busca por profissionais para atuarem no setor nesses últimos meses. “A seleção de profissionais no agro continua, principalmente quando se fala de culturas de exportação, onde está vinculado à venda de soja e milho, principalmente para a China, Estados Unidos e países europeus”, comenta Jeffrey Abrahams, headhunter de agronegócios e sócio-gerente da FESA Group, consultoria especializada em gestão de talentos e desenvolvimento organizacional.

De acordo com o especialista, profissionais que tenham em seu portfólio o uso de tecnologia no setor encontram mais oportunidades. Ele avalia que a inclusão digital no agronegócio permite que as empresas e produtores operem de forma diferente, melhorando o desempenho e avanço do setor. Abrahams ainda comenta que os profissionais precisam ter, além do conhecimento técnico, entendimento também na área financeira, mesmo que não seja o setor de atuação, mas para compreender os fluxos de operação do setor. Além de capacidade de liderança, analítica e serenidade na tomada de decisões. Segundo o headhunter, a crise exige foco, resiliência e muita empatia com os times.

“Existe também muita substituição e partida de profissionais para outras empresas. Há muitas oportunidades de executivos na rede de insumos. E também para profissionais atuarem no campo financeiro, backoffice, vendas e barter. Outras oportunidades destacam-se nas grandes fazendas para gerentes e diretores agrícolas”, comenta Abrahams.

De acordo com Abrahams, com o efeito da pandemia, a parte de sanidade, com a rastreabilidade, passará a ser o centro das preocupações. A rastreabilidade do setor tem sido mais rigorosa nesse momento e nesse sentido, Jeffrey também identifica oportunidades de novas tecnologias entrarem no circuito. “O setor tem investido em aspectos de controle e rastreio dos produtos, isso também exige que os profissionais estejam preparados para as novas formas de operação e aumento de exigência”.

O headhunter aponta que mais contratações devem ocorrer até o final do ano no agro. “Não é que o setor do agronegócio esteja blindado nesse momento, mas algumas áreas estão operando bem. O agro é um setor que não para e que norteia positivamente os indicadores de economia do país”, conclui.

Sobre a FESA Group

Consultoria especializada em gestão de talentos e desenvolvimento organizacional, a FESA Group oferece recrutamento consultivo, coaching e avaliação, desenvolvimento de lideranças, certificações internacionais, remuneração estratégica e assessment center. Com escritórios regionais no Brasil e presença em Miami (EUA), Buenos Aires (Argentina) e Monterrey (México), a FESA Group representa as marcas FESA Executive Search (recrutamento de executivos no Brasil), FESA ASAP (recrutamento de profissionais no nível inicial da carreira gerencial), FESA Advisory (gestão e desenvolvimento de talentos), FESA XFour (ecossistema de HR Techs) e FESA C.R.O.M.A. (programa social com projetos educacionais e de qualificação profissional).


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo