Brasil,

Sistema radicular impacta na longevidade e produtividade do canavial

Sistema radicular impacta na longevidade e produtividade do canavial

Fertiláqua realizou Webinar sobre o tema

A Fertiláqua, um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, realizou, em parceria com o Grupo IDEA, o Webinar Solo Vivo e a Produtividade Canavieira.

O evento contou com a participação dos especialistas do setor: Fernando Andreote, professor na Esalq/USP, Saulo Quassi de Castro, engenheiro agrônomo na AgroQuatro-S, Dorotéia Ferreira, gerente da Fertiláqua e Dib Nunes, do Grupo IDEA.

Foram abordados temas relacionados à vida no solo e ao sistema radicular, diretamente ligados à produtividade do canavial, com foco nas relações entre a microbiologia do solo, o sistema radicular e a presença de matéria orgânica.

A cultura da cana-de-açúcar utiliza diversas práticas no dia a dia que impactam diretamente na biologia dos solos, como o preparo inadequado da terra, a intensificação na mecanização, a baixa adoção de rotação de culturas e o aumento do uso de defensivos químicos. Essas práticas realizadas há anos levou a cultura a um cenário com perdas significativas de produtividade, impactando também na longevidade do canavial.

Diante disso, o setor tem buscado caminhos para mitigar esses problemas, melhorar a absorção de água, nutrientes e aumentar a resistência da planta à adversidades, com o objetivo de aumentar o patamar atual de produtividade.

Segundo Andreote, o sistema radicular é resposta para todas as questões. “Estamos olhando mais para a parte abaixo do solo e isso tem mudado a forma de entender agricultura. 90% dos problemas sob o solo não sabemos ainda como resolver. O grande desafio está aí”, comenta.

Com um sistema radicular mais profundo, a planta tem acesso a maior quantidade de água e nutrientes, auxiliando em seu crescimento, e no momento do corte, a cana se torna menos suscetível ao arranquio, o que minimizará o número de falhas no canavial, tornando-o mais produtivo, inclusive nos cortes subsequentes.

Além das partes física e química, a biologia do solo também tem sido tema de discussão entre produtores, departamentos técnicos das usinas e comunidade científica. Para um solo fértil e um ambiente equilibrado, esses três fatores devem receber os mesmos cuidados e atenção.

Para de Castro, a relação solo-planta é importante na busca pelo incremento da produtividade. “Tudo começa no sistema de plantio. É preciso diminuir o pisoteio para o solo “ficar vivo” na linha da cana. A sistematização e o uso de agricultura de precisão são muito importantes. Um canavial bem plantado, bem conduzido e sistematizado, não vai ter pisoteio e irá refletir na colheita. Preservar a linha da cana mantém a microbiota ativa”, explica.

Doroteia apresentou a linha exclusiva para cana-de-açúcar da Fertiláqua que conta com os condicionadores de solo Longevus Planta, aplicado no sulco de plantio, Longevus Soca, aplicado na soqueira, além do Energy Cana, fertilizante foliar de última geração, e o adjuvante Tensor Max.

Os condicionadores de solo são compostos por ácidos orgânicos, como o fúlvico, que tem a função de estimular a produção de um sistema radicular mais profundo e em volume, além de ativar a parte biológica, o que reduzirá a compactação do solo, na brotação uniforme na cana planta e na redução de falhas no plantio.

Estudos realizados pela empresa apontaram resultados em que o incremento de produtividade com Longevus Planta foi de 19%, em média, enquanto com Longevus Soca, o número foi de 17%.

Sobre o Grupo Fertiláqua

Um dos maiores grupos de nutrição, fisiologia de plantas e revitalização de solo, a empresa Fertiláqua atua por meio das marcas Aminoagro, Dimicron e Maximus, a linha Longevus no segmento de cana-de-açúcar, e a linha Golden Seeds para sementeiras e produtores de sementes. A companhia pertence ao fundo de investimento Aqua Capital. Com mais de 300 colaboradores e presença em todo o Brasil, e em outros países da América Latina, a empresa investe em pesquisa, tecnologia e inovação. A Fertiláqua conta com a sede administrativa em Indaiatuba/SP, fábricas em Cidade Ocidental/GO e Cruz Alta/RS, um centro de distribuição em Cuiabá/MT, dois Laboratórios de Análise de Sementes (LAS) e dois Centros de Inovação Tecnológica (CIT). O grupo disponibiliza uma iniciativa pioneira, o Programa Construindo Plantas (PCP), com ações específicas em cada fase das culturas, do plantio à colheita, para potencializar o desenvolvimento de plantas mais eficientes, e um solo com melhores qualidades físicas, químicas e biológicas, buscando com isso sistemas com maiores potenciais produtivos e consequentemente rentabilidade. Com o objetivo de reconhecer a qualidade das sementes de soja no mercado brasileiro, foi criado pelo grupo o selo Sementes de Verdade. Mais informações no website: www.fertilaqua.com.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo