Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

A importância das soluções doping free para equinos de alta performance

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Flavia Pisani
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

De acordo com o Código Mundial Anti-Doping (WADA – World Anti-Doping Agency), o programa anti-doping visa preservar os valores intrínsecos característicos do esporte, como ética, “fair play”, honestidade, saúde, excelência no rendimento, caráter e educação, entre outros. A Vetoquinol Saúde Animal recomenda atenção dos criadores a métodos e produtos ilegais. E destaca que há no mercado soluções doping free, que contribuem para o bom desempenho dos animais e não infringem a legislação.

"Além de serem prejudiciais aos animais, as soluções dopantes mascaram o potencial atlético do cavalo, seja na forma física, claudicação ou doenças. Ou seja, o animal é submetido a um esforço muito grande e o efeito do agente ilícito mascara os sintomas do problema. Isso significa que ele pode vir a sofrer graves lesões e/ou outro problema mais sério, que o impossibilite de praticar atividades esportivas, comprometendo sua qualidade de vida", alerta Antonio Coutinho, gerente de produtos para equinos da Vetoquinol Saúde Animal, proprietária de Equistro®, linha doping free e líder mundial em suplementação nutricional para equinos.

Do mesmo modo que com atletas humanos, as amostras de urina dos equinos são colhidas antes ou após as competições e enviadas a laboratórios autorizados para análise. Na ausência de amostra de urina voluntária, também é possível retirar amostra de sangue do animal. Antonio Coutinho informa que o doping envolve várias penalidades. A Associação Brasileira da raça Quarto de Milha, por exemplo, penaliza o animal dopado com a perda de todas as classificações e premiações recebidas no evento, inclusive troféus e fivelas. As penalidades variam de acordo com o grupo de substâncias dopantes, sendo aplicada multa e suspensão do cavalo, competidor e/ou treinador por 30 a 180 dias.

"Vários fatores contribuem para um animal ser campeão. Além do desempenho superior, ele precisa ser saudável, ter ótima qualidade de vida. Primeiramente, é essencial a boa alimentação, com ração de qualidade adequada à sua atividade e peso, capim ou feno de ótima qualidade e à vontade, água também de ótima qualidade, suplemento Equistro® adequado à atividade e na quantidade indicada de acordo com sua idade e peso. Além disso, atividade esportiva com acompanhamento de um profissional, exames regulares e um médico veterinário para acompanhá-lo em todas as fases de sua vida", recomenta o gerente de produtos para equinos da Vetoquinol.

A linha Equistro®, da Vetoquinol, é doping free, reconhecida e aprovada pela Federação Equestre Internacional (FEI), além de ser patrocinadora da seleção olímpica francesa de equitação desde 2014. O Programa Equistro Clean Sport é extensão natural da garantia de boas práticas da Vetoquinol para sua linha de suplementos para animais de esporte e trabalho. Equistro® também conta com a tecnologia exclusiva Ipaligo®: os microminerais IPALIGO® têm formulação única de aminoácidos associados, desenvolvidos pela Vetoquinol, com a característica específica de ser melhor aproveitado pelo animal, em comparação a um mineral na forma inorgânica. Isso significa resultados mais rápidos, melhor performance e saúde animal.

"Toda a linha Equistro® conta, em sua embalagem, com informações sobre procedência e segurança na administração dos produtos, deixando claro se é um produto doping free ou não. Com o selo em destaque, o criador, treinador ou técnico podem ficar tranquilos com os suplementos que estão oferecendo ao seu campeão", ressalta Antonio Coutinho.

Sobre a Vetoquinol – Entre as 10 maiores indústrias de saúde animal do mundo, com presença na União Europeia, Américas e região Ásia-Pacífico. Grupo independente, projeta, desenvolve e comercializa medicamentos veterinários e suplementos, destinados à produção animal (bovinos e suínos), a animais de companhia (cães e gatos) e a equinos. Desde sua fundação, em 1933, a Vetoquinol combina inovação com diversificação geográfica. O crescimento do grupo é impulsionado pelo reforço do seu portfólio de produtos associado a aquisições em mercados de alto potencial de crescimento, como a Clarion Biociências, ocorrida em Abril/2019. A Vetoquinol gera 2.372 empregos e está listada na Euronext Paris desde 2006 (símbolo: VETO). A Vetoquinol conta com SAC formado por profissionais da área veterinária para auxílio aos clientes. A ligação é gratuita - 0800 741 1005. Site: www.vetoquinol.com.br


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar