Brasil,

Em nove anos, JP Agronegócios aumenta em 20kg peso dos bezerros Montana à desmama

Em nove anos, JP Agronegócios aumenta em 20kg peso dos bezerros Montana à desmama

A precocidade sexual dos bovinos é um objetivo constante da pecuária brasileira. Em Três Lagoas (MS), a JP Agronegócios tem alcançado excelentes resultados com o gado Montana: 80% das fêmeas da propriedade emprenham aos 14 meses. Com isso, o projeto iniciado em 2011 tem alcançado sucesso e ganhos com a venda de 80 touros Montana por ano.

"Entramos no Programa Montana por acreditar que o cruzamento industrial é uma excelente opção para produzir animais rústicos, produtivos e adaptados ao ambiente tropical. O CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção, emitido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA – para os melhores 26% animais da safra) que nossos reprodutores conquistam nos dá a tranquilidade de comercializar apenas animais melhoradores", afirma José Pavan Neto, diretor de pecuária da JP Agronegócios.

O gado Montana resulta de cruzamentos entre raças taurinas e zebuínas. Com isso, proporciona alto índice de heterose. "Essa combinação de sangue possibilita alta produtividade e excelente adaptação ao nosso clima tropical".

José Pavan Neto destaca que "a genética Montana tem a capacidade de reunir o melhor de cada raça para compor o biotipo adequado a qualquer sistema de produção. Além disso, a avaliação genética feita por geneticistas da Universidade de São Paulo – campus de Pirassununga nos permite selecionar os melhores animais de cada safra, facilitando o descarte e promovendo o melhoramento do rebanho como um todo".

A JP Agronegócios seleciona animais de frame médio, com baixa exigência nutricional, capazes de alta produção no Cerrado. "Em nove anos de investimento, obtivemos incremento de 20 kg de peso médio na desmama e de 1,5 arroba de peso ao sobreano", destaca Neto, também valorizando a fertilidade e a capacidade produtiva das fêmeas Montana.

Os próximos passos da JP Agronegócios incluem intensificar a seleção por ultrassonografia de carcaça, além de implementar linhagem de animais com pelagem preta, o Montana Black.

A qualidade da genética Montana da JP estará à mostra no dia 27 de agosto, no Megaleilão Montana. Nos dias 14 a 17 de setembro, a oferta da genética da fazenda será no projeto "De olho na fazenda", do Canal do Boi.

"A raça Montana chegou ao Brasil no início da década de 1990. Desde então, o Programa Montana já forneceu mais de 17,5 mil touros certificados ao mercado. Esses números comprovam o potencial da raça, que proporciona ganhos indiscutíveis a cada safra em termos de qualidade produtiva e reprodutiva", destaca Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo