Mercado de sementes movimenta R$ 11,2 bilhões

• Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernanda Campos
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro

Estudo mostra avanço das variedades Intacta nas regiões Sul e Cerrado; 74% da área da oleaginosa do País foi cultivada com a tecnologia Bt

Uma fatia importante do investimento de produtores de soja na safra, as sementes da oleaginosa movimentaram R$ 11,2 bilhões no ciclo 2019-20, um crescimento de 7,5% ante 2018-19 (R$ 10,4 bilhões). Os dados são do estudo BIP Soja Sementes, que acaba de ser divulgado pela consultoria Spark Inteligência Estratégica. Conforme o levantamento, realizado junto a 3,5 mil produtores, houve também nas regiões pesquisadas ligeira elevação, de 2,4%, na área cultivada: de 35,1 milhões de hectares para 35,9 milhões/ha.

Segundo a Spark, um dado relevante apurado no BIP Soja Sementes foi a ampliação do cultivo de variedades Intacta RR2 PRO, que têm mais valor agregado na comparação às sementes RR. A pesquisa detectou avanço da tecnologia Intacta no Sul e no Cerrado, consolidando quase 75% das áreas de soja, contra 65% do ciclo 2018-19. Em dólar, o mercado total de sementes saltou 3%, de US$ 2,763 bilhões para US$ 2,834 bilhões.

De acordo com o coordenador de projetos da Spark, economista Rodrigo Lorenzon, o BIP Sementes apurou ainda que 42% das propriedades visitadas pelos pesquisadores tinham 100% da área cultivada com as variedades Intacta. Conforme Lorenzon, o levantamento concluiu que os principais atributos buscados pelos agricultores em relação a sementes são relacionados a produtividade, adaptabilidade à região e a características do ciclo reprodutivo.

A região que compreende Mato Grosso e Rondônia aparece na ponta entre as principais áreas cultivadas, com 28% do total: 10,143 milhões de hectares. Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em segundo, registraram 18%, 6,441 milhões de ha. Terceiro, o Paraná respondeu por 15%, com 5,503 milhões de ha. O polo MAPITOBAPA (Maranhão-Piauí-Tocantins, Bahia e Pará) foi o quarto mais relevante: 4,797 milhões de hectares (13%). Goiás, Mato Grosso do Sul e o eixo SP/Minas Gerais fecham a relação, somando 25%, 9,053 milhões de ha.

Sobre a Spark Inteligência Estratégica

A credibilidade e os diferenciais competitivos conquistados pela Spark Inteligência Estratégica resultam de um intenso trabalho em nível de campo, realizado nas últimas cinco safras, envolvendo milhares de produtores-chave dos principais cultivos do País. A Spark reúne hoje um amplo e diversificado acervo de informações quantitativas e qualitativas sobre os mercados de defensivos agrícolas e sementes. Em seis anos de atividades, a Spark concluiu mais de 160 estudos especiais e 300 cotas de estudos painel. Nesse período, os profissionais da empresa aplicaram mais de 130 mil entrevistas e percorreram em torno de 4,5 milhões de quilômetros no território nacional.