Brasil,

Empurrador de alimentos automático estimula consumo e impacta na produção de leite e na saúde das vacas

Referência em soluções relacionadas a manejo e instalações de vacas leiteiras, a Lely criou o robô Juno

É sabido que a disponibilidade contínua de forragens frescas influencia o consumo de matéria seca e aumenta a produção de leite. Além disso, a alimentação frequente tem um impacto positivo sobre a saúde animal em geral. Mas muitas vezes, a mão de obra pode ser um fator limitante e essa atividade acaba ficando em segundo plano e, sem a rotina necessária, os benefícios de se empurrar o alimento várias vezes ao dia não são alcançados.

Por esse motivo a Lely, empresa referência no mundo em soluções em automação para as atividades relacionadas ao manejo e instalações de vacas leiteiras, desenvolveu o robô Juno que empurra a comida dos animais repetidamente ao longo do dia, independente dos imprevistos que acontecem na fazenda. Com o Juno, é possível programar a aproximação do alimento em horários determinados, se encaixando na rotina da fazenda da maneira que o produtor achar necessário.

Segundo o responsável pelo suporte em Gerenciamento de Fazendas para América Latina, Rafael Carvalho Cunha, a aproximação da comida estimula o consumo de matéria seca dos animais e permite que vacas mais tímidas e fracas, tenham também acesso ao alimento quando se deslocarem para a pista de alimentação, podendo assim aumentar a produção de leite do rebanho. “Além disso, utilizando o Juno, as vacas são estimuladas a fazer um maior número de refeições distribuídas ao longo do dia, o que melhora a saúde ruminal e a quantidade de sólidos no leite”, detalha.

Custo-benefício

O produtor de leite Ezequiel Nólio, de Paraí (RS), aderiu ao sistema de ordenha robotizada em 2015 e desde então viu sua produção de leite e qualidade de vida aumentarem significativamente. Para integrar as melhorias, adquiriu ainda o robô Juno e conta que a motivação foi a falta de mão de obra e a diminuição para si do trabalho braçal.

“O meu Juno faz 24 rotas por dia, uma vez por hora, e com isso ele estimula a vaca a levantar, a comer mais e, consequentemente, ela também visita mais o robô de ordenha, aumentando a produção”. Ele conta ainda que, além de tudo, tem o comodismo e o tempo livre para outras atividades, uma vez que só precisa entrar na praça de alimentação uma vez de manhã para jogar a comida do dia e depois o Juno faz todo o trabalho. “São vários os benefícios que ele nos traz, principalmente no aumento do consumo de volumoso, na produção de leite e nas visitas ao robô. Esses são os fatores que mais contam numa propriedade leiteira”, finaliza.

O gerente de Vendas da Lely, João Pedreira ressalta ainda que a disponibilidade constante de alimento estimula o tráfego das vacas e aumenta o consumo de matéria seca em cerca de 3,5%, especialmente durante a noite e, além disso, os restos são reduzidos.

“Quando combinado com um robô de ordenha Astronaut, o Lely Juno, ao estimular o consumo e a atividade dos animais ao longo do dia, provou que aumenta a taxa de visitas ao robô em 10,9%, de dia e de noite. Mais visitas resultam em maior produção de leite, além disso, o robô de ordenha é usado de forma mais eficiente e menos vacas aparecem na lista de atenções”, conclui.

Sobre a Lely

A Lely, fundada em 1948, direciona todos seus esforços para a criação de um futuro sustentável, lucrativo e agradável na fazenda. Focada nas vacas, a empresa desenvolveu robôs profissionais e sistemas de dados que aumentam o bem-estar, flexibilidade e a produção diária dos animais na fazenda.

Por mais de 25 anos, a Lely tem liderado as vendas e serviços no segmento de automação na produção leiteira, ajudando no sucesso diário dos produtores ao redor do mundo. Diariamente, a Lely inspira seus funcionários a oferecerem aos seus clientes soluções inovadoras e a construírem uma parceira de confiança de longo prazo, através de orientações e suporte. Com sua sede na Holanda e uma rede mundial de Lely Centers dedicadas localmente para serviços de vendas e suporte personalizados, o grupo Lely está presente em mais de 45 países e emprega mais de 1.600 pessoas.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo