Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

NR 12: a vacina contra os acidentes

Por José Amauri Martins*

O mundo atravessa um momento nunca visto. Vivemos momentos de paralizações nos diversos setores produtivos em função da pandemia da covid-19. A triste realidade do momento nos remete a diversas reflexões e, de todas, a mais evidente é a falta de investimentos na infraestrutura básica da saúde.

Isso nos remete a importância da prevenção, seja na saúde ou de acidentes do trabalho. No atual cenário da saúde, tudo indica que não foi possível identificar o inimigo para poder preveni-lo em tempo. Na prevenção dos acidentes do trabalho, a identificação do inimigo – que é o perigo de acidentes – é possível também por meio da prevenção.

Os acidentes do trabalho relacionados às máquinas podem ser evitados com base em estudos orientados em normas técnicas, regulamentos e leis. A NR 12 dispõe e traça as recomendações necessárias e indica as bases técnicas de como projetar e construir novas máquinas ou adequar as existentes, tornando-as seguras para execução dos processos produtivos e, assim, não prejudicando o desempenho da operação e a integridade física do trabalhador.

Devemos aproveitar a oportunidade do momento, em que boa parte das máquinas está em ritmo reduzido de trabalho ou até mesmo paralisada, para elaborar uma programação de inspeção dos itens de segurança. Deste modo, quando a produção for integralmente retomada, as empresas possam empregar o ritmo normal de maneira tranquila e segura.

O trabalho de melhoria nas condições de segurança das máquinas não deve ser encarado como um custo adicional de produção, mas, sim, um investimento programado que vai evitar no futuro paralizações das máquinas decorrentes dos acidentes, além de multas e interdições.

O verdadeiro custo adicional de produção vem exatamente quando a manutenção não é feita e os acidentes ocorrem, gerando gastos elevados e que devem ser absorvidos em uma única vez. Quando falamos em prevenção de acidentes, o investimento é programado e feito com valores muito menores. Importante ressaltar que o bem maior, nesse caso, é ter evitado o acidente, impedindo mutilações e mortes dos trabalhadores.

Portanto, aproveite este momento que está trazendo profundas transformações nas metodologias de trabalhos para programar-se nas manutenções, evitando futuras e desagradáveis situações e tornando e mantendo o ambiente de trabalho mais seguro.

*José Amauri Martins é especialista em NR 12 da Schmersal


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo