Brasil,

TOKIO MARINE SEGURADORA

Como armazenar e manipular ovos in-natura

Como armazenar e manipular ovos in-natura

Katayama Alimentos lista os principais cuidados, que incluem retirar os ovos da embalagem de papelão e acondicioná-los nas prateleiras da parte interna da geladeira para evitar variação de temperatura e impactos

A produção de ovos de qualidade e seguros envolve uma série de medidas preventivas que começam na criação das aves e terminam no local onde serão consumidos. Afinal, uma maneira eficaz de consumir ovos com segurança começa em saber como comprar, armazenar, manusear e preparar o alimento. Em tempos de pandemia então, o lema é atenção redobrada às práticas de higiene e conservação.

Desde 2013 a Katayama Alimentos produz ovos em grande escala 100% livres de antibióticos, um processo que envolveu pesquisa, investimento em um sistema operacional de ponta e, acima de tudo, a implementação de um rigoroso programa de biosseguridade no intuito de prevenir, controlar e limitar a exposição de aves a agentes causadores de doenças, garantindo assim o bem-estar animal e a segurança alimentar dos consumidores.

Os ovos da Katayama Alimentos são produzidos sem qualquer contato manual e passam por um moderno sistema de limpeza e desinfecção, onde são lavados e higienizados um a um, além de passarem por uma câmara onde recebem um banho de luz ultravioleta que elimina fungos e bactérias nocivas à saúde. Neste processo, os ovos com microfissuras são excluídos, garantido que o consumidor receba ovos em perfeitas condições de consumo.

Os cuidados nos pontos de venda
Nos supermercados e demais pontos de venda, os ovos devem ser mantidos em lugar fresco e arejado, onde a temperatura não ultrapasse 25°C. Eles devem ser expostos de forma que a casca não seja danificada e não devem permanecer próximos a outros alimentos que tenham um odor mais forte (por exemplo, alho e desinfetante). Devido à casca porosa, os ovos podem absorver odores e sabores estranhos do ambiente de armazenamento.

Não podemos esquecer que a embalagem dos ovos fica exposta nos pontos de venda e pode ser manipulada por outras pessoas. Por isso, recomenda-se ao consumidor retirá-los da embalagem e guardá-los em local onde não sofram variação de temperatura nem qualquer tipo de impacto para evitar possíveis contaminações.

Armazenamento adequado
A indicação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é manter os ovos, preferencialmente, refrigerados. Inclusive, essa informação é obrigatória nos rótulos do produto. A Katayama Alimentos determina que o prazo de validade dos seus ovos é de 25 dias, em temperatura ambiente.

De acordo com Camila Cuencas, Gestora de Operações Industriais da empresa, a recomendação é manter os ovos sob refrigeração no local de consumo (em casa, por exemplo), para que eles permaneçam num ambiente mais controlado e menos suscetíveis a contaminações. “Na geladeira, dificilmente sofrerão variação de temperatura, a exemplo do que acontece quando são mantidos em uma bancada ao lado do fogão”.

Camila adverte que os ovos devem ser guardados em recipientes adequados, nas prateleiras da parte interna da geladeira, e não na porta, evitando contato com qualquer outro alimento que possa contaminar a casca, como carnes e outros produtos crus. “Na lateral ou porta da geladeira, temos variação constante de temperatura e há maior chance de ocorrer trincas, aumentando, assim, os riscos de contaminação”.

Não é indicado lavar os ovos antes de guardá-los na geladeira. A lavagem prematura pode causar contaminação na sua parte interna devido à porosidade da casca e com isso aumentar as chances de contaminação. Na indústria, eles são lavados com água potável com cloro a uma temperatura adequada entre 35 a 45°C. Por fim, é importante lavar com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto.

Em resumo, as dicas de segurança alimentar são:

- Compre sempre ovos de origem conhecida e inspecionados pelos serviços oficiais;
- Certifique-se da data de validade e que os ovos não estejam com a casca suja, trincada ou quebrada;
- Mantenha-os em local limpo, fresco e arejado, preferencialmente em refrigeradores;
- Evite armazenar na porta do refrigerador, que sofre maior variação de temperatura e risco de quebra;
- Lave os ovos somente quando for utilizá-los;
- Lave com água e sabão as superfícies de trabalho, utensílios e mãos antes de manusear o produto;
- De preferência, consuma os ovos bem fritos e cozidos, tal como nos alimentos que os utilizam. Nas receitas que indicam ovos crus, procure escolher ovos certificados pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e que estejam bem frescos e com a casca intacta.

Perfil Katayama Alimentos

A Katayama Alimentos está entre as maiores indústrias avícolas do país e já trilhou quase 80 anos de história. Com uma estrutura moderna, automatizada, habilitada para exportação, inclusive para o exigente mercado japonês, e um rigoroso sistema de biosseguridade, mantém, desde 2013, todas as aves livres de antibióticos. Como resultado desse processo, em 2019 recebeu o “Certificado Ovos Livres de Antibióticos” pela Certificadora WQS – A QIMA Group Company.

Produz ovos brancos, vermelhos, enriquecidos, de codorna, líquidos pasteurizados e ovos desidratados, mantendo todos os lotes rastreáveis. A previsão para 2020 é de 1 bilhão de ovos, com perspectiva de crescimento de 40% para este ano e de 15% para 2021. Essa produção está concentrada em uma área de 725 hectares, localizada na cidade de Guararapes, Estado de São Paulo, e conta com 370 colaboradores, que cuidam atentamente de quase 4 milhões de aves em recria e postura.

O sistema de produção da Katayama Alimentos, um dos mais modernos da América Latina, é totalmente integrado, com tecnologia de ponta na higienização, seleção, classificação e processamento de ovos e instalações aviárias, onde é mantida de forma padronizada as condições ideais de isolamento sanitário, conforto térmico, alimentação e bem-estar das aves. A indústria possui o registro no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e é auditada no programa IFS Global Markets Food, que atesta a conformidade em relação à integridade e segurança de alimentos processados para o varejo, além de possuir a Certificação Halal, que atribui segurança e qualidade a serviços e produtos em todas as etapas da cadeia de suprimentos.

A Katayama Alimentos faz parte do Grupo Katayama, que também atua nos segmentos de pecuária, ovinos e fertilizantes orgânicos.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade, aos SEUS COMENTÁRIOS em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!


voltar ao topo