Brasil,

Pesquisa gera mapas de áreas suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica em Alagoas

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Fernando Gregio
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

Um estudo da Embrapa identificou e mapeou as áreas suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica do estado de Alagoas. Foram elaborados três mapas temáticos que poderão apoiar o setor produtivo e o poder público na tomada de decisão para priorização e seleção das unidades territoriais mais vulneráveis à erosão em programas de conservação, recuperação ou reinserção de áreas com potencial produtivo. Os mapas de erodibilidade, de vulnerabilidade e de suscetibilidade do solo à erosão hídrica de Alagoas, na escala 1:250.000, serão disponibilizados para a sociedade na plataforma Geoinfo, interligada à Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais (Inde), após a entrega ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Confira figuras, mapas e tabelas acessando esta matéria completa na Agência Embrapa de Notícias.

O método, desenvolvido por uma equipe de pesquisadores e analistas da Embrapa Solos (RJ), formada por especialistas em ciência do solo, agrometeorologia, planejamento regional e agricultura digital, levou em consideração dois aspectos: a suscetibilidade e a vulnerabilidade do solo à erosão hídrica. Eles estão relacionados, respectivamente, à predisposição e ao risco de degradação dos solos nas áreas do estado

“O primeiro expressa a suscetibilidade natural dos solos à erosão em sua ambiência, ou seja, considerando o relevo em que se encontram e as condições climáticas às quais estão submetidos. Dessa forma, por meio de modelagem conceitual baseada na interpretação especialista, realizamos a integração dos dados sobre a erodibilidade do solo, a declividade do terreno e a erosividade das chuvas para obter o mapa de suscetibilidade. O mapa de vulnerabilidade, por sua vez, ao integrar a suscetibilidade natural dos solos com o nível de exposição destes à erosão, em função do uso agropecuário ou da cobertura vegetal natural, traz a noção de risco das áreas aos processos erosivos”, detalha o pesquisador Rodrigo Demonte.

De acordo com o analista Ricardo Dart, a plataforma Geoinfo, que disponibilizará para o público as informações e os dados espaciais produzidos pelo estudo, segue padrões seguros e de qualidade que possibilitam a preservação dos dados. “Ela é de grande valia para gestores de políticas públicas, possibilitando a geração de novas informações a partir das disponibilizadas e a sua difusão para toda a sociedade”, declara.

Panorama da erosão em todo o Brasil

A pesquisadora Margareth Simões revela que a Embrapa Solos irá lançar, nos próximos meses, os mapas nacionais de vulnerabilidade e de suscetibilidade do solo à erosão hídrica. “A mesma metodologia será implementada para o processamento dos dados em todos os estados e no Distrito Federal, o que nos permitirá tornar disponíveis as informações sobre a suscetibilidade e a vulnerabilidade do solo à erosão hídrica, que é o principal fator de degradação das terras e da perda de potencial produtivo em todo o País.”

Os mapas originados pelo estudo mostram que, no estado de Alagoas, predominam áreas com muito baixa a moderada suscetibilidade à erosão (veja figura 1), embora exista uma concentração de áreas de elevada erodibilidade natural, sobretudo aquelas situadas a oeste, no Sertão. .

De acordo com a pesquisadora, a condição de relativa suavidade do relevo no Sertão alagoano constitui o principal fator responsável por esse contraste, já que o relevo é um dos maiores controladores da erosão hídrica, neste caso, amenizando o efeito dos processos erosivos. “No entanto, as áreas de muito alta e alta suscetibilidade à erosão não são desprezíveis e se encontram dispersas em todo o estado, normalmente associadas aos locais de elevada erodibilidade natural e formas de relevo mais acidentadas”, revela.

Já quando o componente uso e cobertura do solo é integrado à suscetibilidade à erosão, observa-se a maior vulnerabilidade dos solos aos processos erosivos nas áreas agrícolas, como pode ser visto acima na figura 2, que mostra locais de muito alta vulnerabilidade à erosão que coincidem com as principais áreas de cultivo de lavouras anuais (milho, feijão e mandioca) e perene (fumo), localizadas especialmente no Agreste e na Zona da Mata alagoanos.

Em contrapartida, a oeste do estado, no Sertão alagoano, predominam as classes de vulnerabilidade baixa a moderada, apesar da expressiva erodibilidade dos solos e da relativa suscetibilidade, muito provavelmente devido à maior proteção do solo pela vegetação natural de Caatinga e uso agropecuário menos intensivo em relação às áreas ocupadas com uma agricultura mais intensiva.

Zoneamento Agroecológico de Alagoas

O mapeamento das áreas suscetíveis e vulneráveis à erosão hídrica de Alagoas soma-se a outro recente estudo liderado pela Embrapa, no âmbito do projeto ZonBarragem, que levantou dados de mais de 12 mil km2 do Agreste e do Sertão do estado para indicar áreas potenciais para a construção de barragens subterrâneas, tecnologia social que permite o estoque de água no solo por longos períodos após as chuvas. O Mapa Generalizado de Áreas Potenciais para Construção de Barragens Subterrâneas, lançado pelo governo estadual em dezembro de 2019, irá subsidiar um programa que vai construir 50 barragens subterrâneas no Semiárido alagoano.

O mapeamento do ZonBarragem abrangeu 38 municípios e foi elaborado tomando-se como base o Zoneamento Agroecológico de Alagoas (ZAAL), concluído em dezembro de 2014. As informações ajudarão os governos estadual e municipais do estado no planejamento da ocupação dos ambientes mais adequados para construção de barragens subterrâneas de forma integrada com a aptidão das terras.

“O ZAAL foi uma grande conquista para Alagoas e irá contribuir ainda mais para subsidiar políticas públicas no estado. Suas informações já se encontram na escala 1:100.000 e estão alinhadas às ações do PronaSolos”, explica o pesquisador da Embrapa Solos André Julio do Amaral, referindo-se ao Programa Nacional de Levantamento e Interpretação de Solos do Brasil, que irá gerar dados e informações de solos de todo o território brasileiro, com diferentes graus de detalhamento


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar