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Webinar ABMRA TALKS: Empresas do agro usam a criatividade para fortalecer relação de confiança com seus mercados

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Inovação, novas tendências da comunicação e do marketing em temos de distanciamento social e maior proximidade com os consumidores, mesmo que pelos canais digitais. Esses foram alguns dos tópicos abordados por especialistas durante o webinar “O Agro não pode parar: Boas Práticas da Comunicação & Marketing do Agronegócio”, promovido pela Associação Brasileira de Marketing Rural e Agronegócio (ABMRA) em parceria com o Canal Rural.

Para Luiz Lara, chairman do grupo TBWA/Brasil, em tempos de pandemia as pessoas estão consumindo mídia como nunca. Com isso, cria-se um novo modelo para as campanhas e a palavra-chave tem sido a empatia. Para o especialista, somente com esse elemento será possível estabelecer uma relação de confiança com os consumidores.

“Muito além do atributo racional, as marcas têm de abraçar uma causa e um propósito para criar identificação com os seus clientes, sejam produtores, técnicos, especialistas, estudantes ou consumidores finais. Isso será cada mais relevante no marketing, inclusive do agronegócio”, destaca o chairman do grupo TWBA, que, ao falar sobre tendências, apontou que os produtores estarão cada vez mais inseridos no agro 4.0.

Kelly Nakaura, diretora de Tecnologia e Inovação da ABMRA e responsável pelo marketing e comunicação para a América Latina da John Deere, reforça que o consumo da tecnologia e das mídias digitais estão ganhando novo impulso com a pandemia. Pesquisa feita pela John Deere aponta que o perfil do produtor está cada vez mais favorável à adoção de novas tecnologias.

Nesse cenário propenso à inovação, a empresa criou a John Deere Conecta, ferramenta 100% online, que aproxima clientes e concessionários, oferecendo inclusive serviços e palestras virtuais. “Em tempos de crise, o profissional de marketing precisa colocar em prática seu principal atributo: a criatividade. É preciso adaptar-se o mais rapidamente possível para obter os melhores resultados. Com uma semana no ar, conseguimos mais de 80 mil acessos na ferramenta”, informa Kelly Nakaura.

Jorge Espanha, presidente da ABMRA e diretor presidente da Vetoquinol Saúde, ressaltou a importância dos profissionais se reinventarem em tempos de crise e apresentou case de sucesso da Vetoquinol, no qual o planejamento feito a partir do digital marketing 360 trouxe resultados positivos para a empresa.

“A metodologia do marketing 360 graus mostrou-se muito eficaz, porque são várias frentes atuando com o mesmo objetivo: atrair e engajar os consumidores”. Mas, alerta Espanha, qualquer iniciativa somente será eficiente com planejamento inteligente. Ele apresentou o case da coleira Frontmax, contra pulgas, carrapatos e o mosquito causador da Leishmaniose, que teve alta e rápida interação com os tutores de cães.

A visão de um veículo de comunicação do agro foi abordada por Renato Siniscalco, diretor comercial e de marketing do Canal Rural. Para ele, é explícito o aumento da demanda por conteúdo durante a pandemia. Com isso, “as empresas precisam ser mais criativas em suas mensagens e os meios de comunicação têm de oferecer produtos e serviços novos, conectados com este novo momento”. O especialista do Canal Rural ressalta, ainda, a importância do conteúdo de qualidade, que além de informar bem combate as fake news.

“Os próprios consumidores estão fiscalizando a disseminação de notícias falsas. As marcas precisam ter em mente que somente com conteúdo de qualidade atrai audiência qualificada, gerando mais credibilidade”.

Alberto Meneghetti, diretor da ABMRA e moderador do webinar, destacou a importância de eventos como estes, que jogam luz sobre novos desafios da comunicação e marketing do agro. “A ABMRA tem como foco o fomento, a valorização e a defesa do agronegócio. A realização do webinar “O Agro não pode parar: Boas Práticas da Comunicação & Marketing do Agronegócio” reforça os seus pilares. O evento reuniu profissionais de alta qualidade e muita experiência para apresentar suas visões sobre as necessidades de comunicação e marketing em um novo e desafiador momento. A elevada audiência tanto no Facebook quanto no YouTube comprova que as empresas e os profissionais do mercado estão alinhados a essa abordagem”.

A íntegra do webinar “O Agro não pode parar: Boas Práticas da Comunicação & Marketing do Agronegócio” está disponível no link:


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