Brasil,

É possível manter os suínos com caudas longas?

  • Crédito de Imagens:Divulgação - Escrito ou enviado por  Giovanna Borielo
  • SEGS.com.br - Categoria: Agro
  • Imprimir

É possível manter os suínos com caudas longas?

Assunto foi discutido no 4º webinar da série “Antibiotic Reduction” da Biomin, com a presença da Dra. Nicole Kemper, professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Hannover (Alemanha).

Os fatores que levam à caudofagia (mordedura de cauda) tem diversas origens, que provocam esse comportamento anormal dos suínos, com impacto direto na sua saúde e bem-estar. “As lesões na cauda mostram que algo não estava indo bem”, alerta Nicole Kemper, professora da professora da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Hannover (Alemanha), convidada para o 4º webinar da série “Antibiotic Reduction”, promovido pela Biomin, empresa de soluções naturais para a alimentação animal do Grupo Erber. A especialista apresentou várias medidas preventivas, cuja implantação nas granjas, combate o canibalismo entre os animais.

A União Europeia proibiu, em 2008, o corte da cauda de suínos lactentes, procedimento comum em muitos países, inclusive o Brasil. A justificativa é o bem-estar animal. “Essa medida (o corte da cauda) tinha como objetivo evitar o canibalismo. A legislação europeia mostrou que o atendimento às necessidades básicas evita essa prática hostil entre os animais e, também que, ao manter a cauda, a produção é beneficiada. Por ser uma prática agressiva, a eliminação resulta em animais menos estressados, que se alimentam melhor”, completa Nicole Kemper.

Para a estudiosa da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Hannover (Alemanha), a prevenção precisa começar bem cedo. Ela recomenda que o produtor esteja atento às interferências ambientais que levem a situações estressantes, como superlotação e disputa por água e alimentos. “A implementação de boas práticas no manejo deve ocorrer em todas as etapas do ciclo de desenvolvimento dos suínos. E isso envolve desde a compra de leitões saudáveis, sem predisposição a esse tipo de comportamento, ao acompanhamento rigoroso do protocolo de vacinação. O gerenciamento de lotes também precisa ser eficiente, com o agrupamento de animais de mesma idade e tamanho, buscando minimizar as possibilidades de concorrência”.

Evitar a caudofagia é um processo que leva tempo. Por isso, é importante que a granja tenha um plano de ação em caso de ocorrências. “Ao notar sinais de lesões, o produtor precisa tratar e separar os suínos afetados, além de identificar e isolar o mordedor. Quando separado do restante, é preciso entender quais motivos o levaram a esse comportamento. Uma medida simples para diminuir o estresse desse animal é oferecer materiais destrutíveis que não apresentem risco à saúde e o mantenha ocupado”, destaca Nicole Kemper.

A melhoria das condições ambientais, em termos de abastecimento de água e de alimentação aos animais, também é recomendada. O ponto central é, explica a especialista, que o suinocultor precisa evitar ao máximo causar estresse nos animais, monitorando diariamente temperatura, recursos e oferecendo estímulos a eles, como o uso de feno, palha picada e pellets de alfafa, disponíveis na Europa.


Compartilhe:: Participe do GRUPO SEGS - PORTAL NACIONAL no FACEBOOK...:
 
https://www.facebook.com/groups/portalnacional/

<::::::::::::::::::::>
IMPORTANTE.: Voce pode replicar este artigo. desde que respeite a Autoria integralmente e a Fonte...  www.segs.com.br
<::::::::::::::::::::>
No Segs, sempre todos tem seu direito de resposta, basta nos contatar e sera atendido. -  Importante sobre Autoria ou Fonte..: - O Segs atua como intermediario na divulgacao de resumos de noticias (Clipping), atraves de materias, artigos, entrevistas e opinioes. - O conteudo aqui divulgado de forma gratuita, decorrem de informacoes advindas das fontes mencionadas, jamais cabera a responsabilidade pelo seu conteudo ao Segs, tudo que e divulgado e de exclusiva responsabilidade do autor e ou da fonte redatora. - "Acredito que a palavra existe para ser usada em favor do bem. E a inteligencia para nos permitir interpretar os fatos, sem paixao". (Autoria de Lucio Araujo da Cunha) - O Segs, jamais assumira responsabilidade pelo teor, exatidao ou veracidade do conteudo do material divulgado. pois trata-se de uma opiniao exclusiva do autor ou fonte mencionada. - Em caso de controversia, as partes elegem o Foro da Comarca de Santos-SP-Brasil, local oficial da empresa proprietaria do Segs e desde ja renunciam expressamente qualquer outro Foro, por mais privilegiado que seja. O Segs trata-se de uma Ferramenta automatizada e controlada por IP. - "Leia e use esta ferramenta, somente se concordar com todos os TERMOS E CONDICOES DE USO".
<::::::::::::::::::::>

voltar ao topo

Adicionar comentário

Aja com responsabilidade aos SEUS COMENTÁRIOS, em Caso de Reclamação, nos reservamos o Direito, a qualquer momento de Mudar, Modificar, Adicionar, ou mesmo Suprimir os comentarios de qualquer um, a qualquer hora, sem aviso ou comunicado previo, leia todos os termos... CLIQUE AQUI E CONHEÇA TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES DE USO. - O Nosso muito obrigado - Ferramenta Automatizada...IMPORTANTE: COMENTÁRIOS com LINK são bloqueados automaticamente (COMMENTS with LINKS are automatically blocked.)...Sucesso!

Security code Atualizar

Enviar